Hóquei: Lucas Honório já decide na elite aos 17 anos

O talento de Lucas Honório Santos permitiu-lhe saltar etapas no processo formativo e o simples facto de se estrear na 1.ª Divisão aos 17 anos apenas veio comprovar a tese de que se  trata de um predestinado.

No dia 3, o Sp. Tomar perdia com o HC “Os Tigres” (1-3) já nos últimos minutos, quando Lucas Honório marcou dois livres diretos, um dos quais numa execução de elevado recorte técnico, e lançou a equipa para uma reviravolta confirmada por Xanoca Marques a 28 segundos do fim (4-3).

“São momentos e assim como posso decidir para a vitória também pode acontecer o contrário”, conta o jovem ao REGIÃO DE CISTER. 

O turquelense, que se estreou contra a equipa principal do HC Turquel este sábado, está emprestado pelo Benfica aos leões do Nabão e cumpre a primeira época num dos melhores campeonatos do mundo ainda com idade de júnior.

“Fazer a estreia na 1.ª Divisão é um sonho e chegar a profissional era um objetivo que já tinha traçado para o futuro”, afirma o atleta que quer sempre mais.

“Ainda não atingi o nível que pretendo, mas trabalho para o conseguir”, refere, explicando que a escolha pelo Sp. Tomar recaiu na estabilidade do clube e nos objetivos de ficarem entre as oito melhores equipas.

Desde o início da temporada, Lucas Honório já marcou 4 golos no campeonato, um na Taça 1947 e cinco na goleada sobre o HC Ponta Delgada (3-18) para a Taça de Portugal, mas ainda assim não lhes dá muita importância.

“Não são um objetivo concreto, claro que ajuda, mas mais importante é jogar na 1.ª Divisão e ganhar experiência junto dos mais velhos”, relata o jovem, que na pré-época realizou alguns treinos com a equipa principal das águias antes de se transferir para Tomar.

Aos 17 anos, o hoquista vive apenas para a modalidade e revela alguns dos maiores sonhos no rinque: “representar um clube grande, que luta por campeonatos, ligas europeias e campeonatos do Mundo”. O maior sonho, no entanto, é sagrar-se campeão do mundo pela Seleção Nacional.

Pela evolução que regista ao mais alto nível, festejar a conquista do ceptro mundial é só uma questão de tempo.

Formação foi recheada de títulos...

Lucas Honório tem um currículo na formação que não deixa margem para dúvidas. Pelos juvenis do Benfica, para o qual se mudou do HC Turquel em 2017, conquistou vários campeonatos nacionais de juvenis e juniores e a Eurockey Cup sub-17, em 2019.

A nível de seleções jovens, representou a equipa das quinas nos escalões de sub-17 e sub-19, tendo o maior título da carreira sido a conquista do campeonato da Europa de juvenis, em 2017.

Para já, deverá continuar nas escolhas da Seleção Nacional de sub-19 e mais tarde, quem sabe, chegue à Seleção A.