Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Miguel Gameiro leva “Maria” à Benedita

Data:

Partilhar artigo:

A paixão pela música “sempre esteve lá”, mas foi aos 16 anos, quando o pai lhe ofereceu a primeira guitarra, que surgiram as primeiras composições. Miguel Gameiro é um dos mais conhecidos músicos portugueses e prepara-se para subir ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, a 2 de novembro para um concerto de “entrega total”. 

 

A paixão pela música “sempre esteve lá”, mas foi aos 16 anos, quando o pai lhe ofereceu a primeira guitarra, que surgiram as primeiras composições. Miguel Gameiro é um dos mais conhecidos músicos portugueses e prepara-se para subir ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, a 2 de novembro para um concerto de “entrega total”. 

Foi em 1994 que Miguel Gameiro iniciou, de forma profissional, o seu percurso na música com a criação do projeto Pólo Norte, alcançando o primeiro galardão de disco de ouro. Após vários anos de estrada, decidiu aventurar-se numa carreira a solo, o que surgiu como “uma mudança natural”. “Foram 15 anos. Precisava de tocar com outros músicos e experimentar coisas novas, novos estúdios e abordagens diferentes… Faz parte”, revela Miguel Gameiro ao REGIÃO DE CISTER. 

Região de Cister - Assine Já!

Em 2010 surge o seu disco de estreia a solo, “A Porta ao Lado”, distinguido com o título de disco de ouro e registando mais de 13 mil unidades vendidas. Quase uma década depois de iniciar a carreira a solo, o artista revela que ainda é reconhecido como “o vocalista dos Pólo Norte”, mas sublinha estar “bem resolvido com a questão”. “Existe uma espécie de negação do músico/vocalista que segue um caminho a solo. Eu não. Fundei os Pólo Norte e escrevi grande parte das canções. Está tudo bem”, reitera. 

“Maria”, lançado em 2018, é o seu mais recente trabalho discográfico no qual se celebra a mulher através de oito duetos, com oito das “mais carismáticas cantoras portuguesas”. “Dei-me conta que já escrevi para muitas mulheres. Grande parte dos meus temas fala de relações. Foi desta forma que surgiu a ideia para este novo projeto”, revela. 

O primeiro single, intitulado “Aquela Canção”, conta com a participação de Cuca Roseta e foi lançado, simbolicamente, no Dia Internacional da Mulher em 2017. Mariza, Susana Félix, Mafalda Veiga e até a apresentadora Fátima Lopes são algumas das personalidades que participam no projeto e que permitiram a Miguel Gameiro criar “um disco rico e diversificado”. 

“Maria” inclui alguns temas compostos há muito tempo e segundo o músico “é sempre bom recuperar temas antigos pois, normalmente, de um álbum ficam apenas uma ou duas músicas” e esta é uma oportunidade para dar a conhecer alguns dos temas acarinhados pelos artistas e que não alcançaram tanta popularidade. Entre os temas que compõe este novo trabalho, “Tu Mulher” tem uma estima especial do cantautor pois “sintetiza a essência da Mulher”. 

Para o concerto da Benedita, promete “uma comunhão e entrega total com quem partilha estes momentos”. “Cada música será retratada de forma singular, abordando momentos, histórias de estrada, grandes canções e recordando o modo como alguns dos maiores temas foram escritos”, nota. 

Continuar a pisar palcos e escrever “para quem goste de ouvir” é um dos projetos de vida do músico, sublinhando que para vingar no mundo da música nos dias que correm é preciso sorte. “É importante ter boas canções e as palavras certas a cada nota, mas vivemos tempos em que isso já não é o mais importante”, considera. Cá esperamos Miguel Gameiro e a… “Maria”.  

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!