Obra do Centro de Saúde da Nazaré resvala

A Câmara da Nazaré aprovou, na última reunião de Câmara, uma retificação à adenda ao contrato-programa que a autarquia assinou, em 2017, com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para a construção do novo Centro de Saúde da Nazaré. As obras do edifício resvalaram e apenas devem estar terminadas no final deste ano.

 

“Até final deste ano o Centro de Saúde estará acabado e depois segue para fase de aquisição do equipamento necessário, sendo essa parte da responsabilidade do Ministério da Saúde”, confirmou ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Câmara. 

Até que o futuro Centro de Saúde da Nazaré esteja totalmente pronto, os cuidados de saúde primários na sede do concelho continuarão a ser prestados nas instalações da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, notou Walter Chicharro.
Já há duas semanas o executivo municipal tinha aprovado o novo cronograma financeiro e de execução de obra para a unidade de saúde, tendo em conta, precisamente, o atraso da obra.

A cedência do terreno, as fundações e a deslocalização do serviço para instalações provisórias enquanto decorrer a obra foram algumas das contrapartidas que o Município ofereceu à ARSLVT para que a concretização deste projeto, aguardado pelos nazarenos e por todas as forças políticas há mais de três décadas e que acabou por ser desbloqueado no primeiro mandato de Walter Chicharro. 

A unidade de saúde vem substituir um edifício pré-fabricado, instalado como provisório desde a década de 1980, e onde funcionaram as instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) Nazareth e USF Global, bem como, serviços da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidade de Saúde Pública (USP).