Domingo, Julho 13, 2025
Domingo, Julho 13, 2025

Porto de Mós recebe Gala do Porco d’Ouro

Data:

Partilhar artigo:

O castelo de Porto de Mós recebe, a 21 de junho, a quarta edição da Gala Porco d’Ouro, numa iniciativa em que os produtores do concelho de Alcobaça somam seis nomeações.

O castelo de Porto de Mós recebe, a 21 de junho, a quarta edição da Gala Porco d’Ouro, numa iniciativa em que os produtores do concelho de Alcobaça somam seis nomeações.

O evento, que foi apresentado publicamente esta segunda-feira, distingue, anualmente, a produtividade e eficiência dos empresários do setor suinícola nacional e apresenta um total de 78 nomeados para os diversos escalões. Torres Vedras, com 11 nomeações, é o concelho que lidera o ranking de indicações para prémios.

Região de Cister - Assine já!

Está confirmada a presença de 600 agentes da cadeia de valor do setor e serão atribuídas duas novas distinções: o Prémio Inovação Zoetis, que incentiva os produtores a apostar na investigação e na inovação e o Prémio Especial Porco D’Ouro Ministério da Agricultura para a Sanidade, Bem-Estar Animal e Ambiente, a ser entregue pelo ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Segundo David Neves, vice-presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, a gala é um evento que pretende “afirmar um setor da economia nacional com peso, resiliente, moderno e competitivo”. O dirigente regozijou-se com o facto de o protocolo de exportação para a China passar a ser alargado aos chamados “pezinhos”, o que pode representar mais 10 milhões de euros de volume de negócios para a suinicultura nacional, que acrescem aos 100 milhões de euros já previstos para 2019.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Porto de Mós fez saber que o município apoia a criação da Confraria do Porco Malhado de Alcobaça, raça que tem expressão naquele concelho. “A Confraria será bem-vinda, porque faz parte do projeto de produtos autóctones”, frisou Jorge Vala, que mostrou surpresa pelo facto de o projeto de construção de uma estação de tratamento dos efluentes das suiniculturas em Leiria poder vir a avançar sem a intervenção dos utilizadores. “Tem que se fazer alguma coisa, até porque o setor não subsiste a ter o dedo apontado sistematicamente por ambientalistas ou população. É irresponsável o setor não estar no processo de decisão e não sei como vão ser envolvidos os municípios”, lamentou o autarca.

Após a apresentação da Gala, foram degustados vários produtos de porco.pt premium e de petiscos Sabores do Malhado, de Alcobaça, na rulote porco.pt.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!