Sexta-feira, Abril 26, 2024
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Silva Peneda defende compromisso para o emprego

Data:

Partilhar artigo:

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defendeu esta segunda-feira, na Nazaré, a necessidade de ser estabelecido nas próximas décadas “um grande compromisso entre as forças políticas em que o emprego esteja no centro das prioridades”.

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defendeu esta segunda-feira, na Nazaré, a necessidade de ser estabelecido nas próximas décadas “um grande compromisso entre as forças políticas em que o emprego esteja no centro das prioridades”.

Durante um jantar-conferência promovido pelo PSD, subordinado ao tema “Política de Emprego, Qualificações e Mercado de Trabalho”, Silva Peneda criticou muitas das opções da troika no programa de ajustamento, salientando que o País precisa “de uma austeridade que valha a pena”, o que, no entender do antigo ministro do Emprego e da Segurança Social, não se verificou.

Região de Cister - Assine Já!

Numa das últimas aparições públicas à frente do CES, o economista recordou que “não há capital em Portugal” e que, por isso, o desenvolvimento do País “tem de ser feito com investimento estrangeiro”, sendo necessário criar “condições de atração de investidores”. Para tal, torna-se necessário “um compromisso e não um consenso” em diversos domínios, nomeadamente ao nível da justiça.

Perante o que considera “uma nova realidade económica” a nível internacional, que deixa Portugal com “uma capacidade de manobra muito estreita a nível nacional”, Silva Peneda defende que os países mais ricos devem ajudar os mais pobres e que a zona euro “precisa de uma política orçamental e fiscal única”. Ainda antes de se juntar a Jean Claude Junker na Comissão Europeia, o presidente do CES deixa a sugestão: “Por que não a Europa cofinanciar o subsídio de desemprego dos países do Sul da Europa?”

Durante o evento, Margarida Balseiro Lopes, presidente da Distrital de Leiria da JSD e secretária-geral da JSD, considerou que o PSD “tem a responsabilidade de apresentar soluções concretas para o desemprego jovem no próximo programa de Governo”, mas sublinhou que “não era possível corrigir em quatro anos décadas de más decisões” dos sucessivos governos.

Joaquim Pequicho, líder do PSD/Nazaré, aproveitou a sessão para anunciar que a Concelhia está a elaborar um Plano de Ação Local para o Emprego e Qualificações, apontando a revisão do Plano Diretor Municipal e a adoção de medidas de marketing territorial que proporcionem a captação de investimentos, envolvendo a economia social, como prioridades.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!