Segunda-feira, Novembro 17, 2025
Segunda-feira, Novembro 17, 2025

Universidade Sénior da Nazaré fechou ano letivo com festa nas redes sociais

Data:

Partilhar artigo:

A Universidade Sénior da Nazaré encerrou o ano letivo 2019-2020 com uma sessão comemorativa que decorreu na internet e não como é habitual numa festa de convívio entre dirigentes, corpo docente e alunos.

A Universidade Sénior da Nazaré encerrou o ano letivo 2019-2020 com uma sessão comemorativa que decorreu na internet e não como é habitual numa festa de convívio entre dirigentes, corpo docente e alunos.

Num ano atípico, apanhado a meio pela pandemia da Covid-19, realizaram-se 125 aulas online, proporcionando as atividades regulares e o acompanhamento diário da comunidade, mesmo à distância, diminuindo o distanciamento e esbatendo as consequências do isolamento social imposto pelo vírus.

Região de Cister - Assine Já!

Filipa Lopes, coordenadora de um dos maiores projetos da rede de Universidades Seniores, tanto pela oferta como pelo número de alunos a frequentar as aulas, agradeceu o “empenho de todos no sucesso desta aposta no envelhecimento ativo”. “O envelhecimento tornou-se numa conquista e num grande desafio. É preciso pensar no futuro, ou seja, na forma de melhor servirmos todos os que se dirigirem a este projeto”, sublinhou.

Por sua vez, o presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, destacou a “relevância da aposta do Município neste projeto da Universidade Sénior na vida dos que a frequentam”.

Já o vereador responsável pela área da educação, Manuel Sequeira, recordou que se viveu um “ano atípico, devido à pandemia”, e que este impediu a concretização de um dos fundamentos deste projeto, “o contacto social e o convívio de proximidade”.

A funcionar há 12 anos, e com um crescimento acentuado ano após ano, a Universidade Sénior funciona na antiga escola primária do Bairro dos Pescadores, apoiada por três polos (Valado dos Frades, Fanhais e Famalicão), para promover igual oportunidade de acesso aos seniores de todo o concelho.

O ano letivo que encerrou contou com 458 alunos inscritos, divididos por 74 turmas, e uma oferta formativa composta por 28 disciplinas conduzidas por 49 professores.

O novo ano letivo começou já a ser preparado. As aulas serão retomadas no início de outubro. O regime de frequência das disciplinas está dependente da evolução da atual pandemia

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!