Universidade Sénior da Nazaré participa em intercâmbio europeu

A Universidade Sénior da Nazaré vai representar Portugal no “Intercâmbio de Boas Práticas para uma Educação de Adultos Eficaz 55+”, que vai decorrer na Polónia, durante esta semana.

Portugal junta-se à Polónia, Eslováquia, Roménia e França, como países parceiros da iniciativa que visa promover a troca de experiências e informações promovidas pela Rede das Universidades Seniores (RUTIS). A coordenadora da Universidade Sénior da Nazaré, Filipa Lopes, será a representante portuguesa neste encontro europeu de Universidades Seniores.

“O objetivo é ampliar as competências dos educadores e funcionários das organizações em competências educativas para melhor comunicar os conteúdos com os destinatários”, revela a organização. “Queremos um aumento do número de métodos, ferramentas, abordagens e soluções conhecidas e utilizadas durante o trabalho com idosos por meio da troca de conhecimentos, experiências e atitudes entre os educadores. Neste projeto, focamo-nos na segurança dos idosos acima dos 55 anos de idade, incluindo a sua segurança digital, habilidades de autodefesa e habilidades para lidar com documentos legais e oficiais”, acrescenta.

As ações planeadas têm, simultaneamente, como objetivo o combate à exclusão social desta faixa etária. 

Em funcionamento desde 2008, o polo universitário sénior da Nazaré é uma das conselheiras da RUTIS, nomeadamente na criação de novas universidades seniores, na abertura de novos polos na região, no recrutamento de professores e no relacionamento com a comunidade.