Quinta-feira, Novembro 6, 2025
Quinta-feira, Novembro 6, 2025

Vitorino, o “Príncipe do Redondo” em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Era uma vez uma menina cega chamada Ana Isa. Um dia, vá lá saber-se porquê, mas é, de certeza, coisa de quem apenas vê com o coração, a Ana Isa descobriu o Vitorino, sim, esse mesmo, um dos nomes maiores da música popular portuguesa, com aspeto de distante, para não dizer coisa menos simpática, mas é assim que nascem os preconceitos.

E, desta vez (que era uma vez), a menina Ana Isa, que é cega, viu uma maneira de chegar mais longe porque um professor de Educação Física (em que alguns se obstinam em ver mais do que deviam, para além do nome: Jorge,…)  disse à menina que havia de chegar ao Redondo, terra desse improvável príncipe. E o Vitorino, que o meu preconceito classificava de distante, disse que sim: eu vou a Alcobaça, à D. Pedro I, disse. A menina não acreditava. Mesmo no dia marcado para a aparição, ela estava trémula de incredulidade: será que virá? Que sim, disse o Vitorino ao Jorge, já a partir da A8: “com o grande carro em que vou, é um instante!”. Não foi, e a Ana Isa tremia: acho que não vem.

Mas veio. O “grande carro” era um Renault Twingo da primeira geração. Mas era só para disfarçar porque, dentro do calhambeque, havia um verdadeiro príncipe, aliás, o Príncipe do Redondo. Se houvesse fadas, este seria um dos seus contos, com gente humilde, mas grande, ainda com um brilhozinho nos olhos, não se furtando a cantar, mesmo em condições penosas.

Região de Cister - Assine já!

De hoje em diante, Vitorino, para além de seres aquele que a Ana Isa vê na sua cegueira, serás, sempre, para mim e para muitos mais, a epifania da verdade contra o preconceito.

Quando voltas a Alcobaça, Vitorino?

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!