Sexta-feira, Julho 31, 2026
Sexta-feira, Julho 31, 2026

EB/JI Aljubarrota pede ajuda à comunidade para renovar espaço exterior

Data:

Partilhar artigo:

Encarregados de educação, alunos e professores, bem como toda a comunidade envolvente, podem participar na requalificação do espaço exterior da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Carvalhal de Aljubarrota.

Encarregados de educação, alunos e professores, bem como toda a comunidade envolvente, podem participar na requalificação do espaço exterior da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Carvalhal de Aljubarrota.

Uma cabra anã, um coelho, dois pintos, dois cocós e quatro porcos-da-índia vão “invadir” a escola para fazer as delícias dos mais novos e, ao mesmo tempo, promover entre eles a ligação à terra.

Região de Cister - Assine Já!

“Sempre que possível temos atividades abertas para os encarregados de educação”, conta Catarina Jesus, coordenadora daquele estabelecimento escolar, que funciona segundo o modelo educativo “Escola Rumo ao Futuro”, inspirado no Movimento Escola Moderna.

Sobre o novo projeto, “é importante mostrar às crianças de onde vêm os alimentos, para que tenham a noção de que os produtos vêm da terra”, nota a coordenadora, acrescentando que “são sempre matérias que, depois, servem para muitas aprendizagens, desde o português à matemática”. 

Para muitos alunos, esta é a primeira vez que tomam contacto com estes animais. “No primeiro dia o pinto foi largado no chão da cantina, tendo sido batizado pelos alunos com o nome de ‘aspirador’”, recorda a educadora Natália Fernandes. “Todos os animais ficarão ao cuidado de voluntários, durante os horários em que a escola ficará fechada”, acrescenta.

“A ideia é envolver a população. Há muitas senhoras de idade que vão até à vedação para apreciarem os projetos do exterior”, conta a coordenadora ao REGIÃO DE CISTER.

No início das atividades desbravou-se o mato, com o apoio da Junta de Aljubarrota, para se aproveitar ao máximo o terreno que a escola tem. “É um projeto de todos e para todos”, enaltece Catarina Jesus.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Centro Cénico da Cela celebra 42.º aniversário com festival de folclore

No âmbito das comemorações do 42.º aniversário, o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela promove este sábado,...

Confraria do Frango na Púcara apresentou o primeiro caderno no Ceeria

A Confraria do Frango na Púcara apresentou, no passado sábado, o primeiro número dos “Cadernos do Frango na...

Bombeiros angariam mais de 20 mil euros no âmbito do peditório de Natal

O tradicional Peditório de Natal promovido pelos Bombeiros de São Martinho do Porto permitiu angariar quase 20,5 mil...

Agosto motiva um verão repleto de atividades para todas as idades na freguesia de São Martinho do Porto

O mês de agosto promete diversas atividades em São Martinho do Porto, com uma programação dedicada à cultura,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!