Ministro garante obras do Hotel no Mosteiro em setembro

O ministro da Cultura revelou que as obras para a instalação do hotel de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça terão início no próximo mês de setembro. 

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, Luís Castro Mendes confirmou que o Grupo Visabeira “solicitou o adiamento” do arranque da empreitada, mas que estão reunidas “todas as condições” para que a intervenção no Claustro do Rachadouro se desenrole a partir de setembro.

A Visabeira tinha anunciado, no passado mês de abril, que tinha iniciado as obras de construção da unidade hoteleira, na sequência da “realização dos trabalhos de sondagens que decorreram ao longo do último ano sob coordenação da Edivisa, acompanhados pela Direção Geral do Património Cultural”. Porém, o grupo viria a solicitar ao Estado o adiamento dos trabalhos, que serão agora, formalmente, iniciados.

Resultado de um investimento a rondar os 15 milhões de euros, o hotel de luxo no Mosteiro de Alcobaça vai permitir a reabilitação do Claustro do Rachadouro (ou da Biblioteca), sendo instalada uma pousada de luxo, que se distribuirá por “três pisos, 80 quartos, incluindo 9 suites, piscina interior e spa, ginásio, e espaços para organização de congressos e eventos”.

O empreendimento de 5 estrelas surge na sequência de um protocolo de cedência do Claustro por um período de 50 anos, tendo a assinatura do conhecido arquiteto Eduardo Souto Moura.