Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Coutinho Duarte oferece Portas da Burinhosa

Data:

Partilhar artigo:

A 1.ª fase do Parque Temático das Portas da Burinhosa, “Gente da Minha Terra”, foi apresentada no passado dia 10, com a última etapa da Volta a Portugal, que teve a Burinhosa como localidade de partida e Lisboa como destino. O promotor do projeto, Joaquim Coutinho Duarte, não escondeu a emoção no dia da inauguração e, na sequência da polémica em torno do embargo da obra, afirmou na véspera a vontade de “entregar” o parque à Junta de Pataias/Martingança, assim que o projeto esteja concluído.

A 1.ª fase do Parque Temático das Portas da Burinhosa, “Gente da Minha Terra”, foi apresentada no passado domingo, com a última etapa da Volta a Portugal, que teve a Burinhosa como localidade de partida e Lisboa como destino. O promotor do projeto, Joaquim Coutinho Duarte, não escondeu a emoção no dia da inauguração e, na sequência da polémica em torno do embargo da obra, afirmou na véspera a vontade de “entregar” o parque à Junta de Pataias/Martingança, assim que o projeto esteja concluído.
“Estamos aqui a homenagear a gente da minha terra, as profissões determinantes que tiveram muita importância para o desenvolvimento da Burinhosa”, referiu o empresário, no momento da apresentação da obra, explicando que o objetivo do parque é garantir que os burinhosenses se “possam fixar” e os filhos da terra “tenham aqui oportunidades de fazer os seus empreendimentos e trabalhar como sempre trabalharam em prol desta terra”. 
“Esta obra foi feita em tempo recorde e realizada com a mão de obra da Burinhosa.  Eu sozinho não teria conseguido  realizá-la”, frisou o escultor Carlos Oliveira, um dos responsáveis pelo empreendimento, que teve um investimento de 300 mil euros.                                       
A finalizar a apresentação das “Portas da Burinhosa”, Joaquim Coutinho Duarte referiu que a 2.ª fase do Parque Temático já está a ser encaminhada e que com este projeto pretende que os cidadãos ao vislumbrarem a obra, revejam parte da sua vida. O engenheiro, radicado em Angola, garante que vai “continuar a procurar atrair pessoas à terra, dando-lhe ainda mais visibilidade”. 
“Este homem está a tentar fazer com que a Burinhosa volte a ter a pujança que teve”, declarou na ocasião Valter Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança, referindo-se a Joaquim Coutinho Duarte.  

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!