O REGIÃO DE CISTER continua a trilhar novos rumos, procurando aliar a capacidade de inovação à qualidade dos produtos editoriais com que pretende servir as populações dos concelhos de Alcobaça e Nazaré. Ao longo do próximo ano serão anunciadas diversas novidades, algumas das quais desvendamos nesta edição comemorativa. Outras vamos guardar, pois o segredo continua a ser a alma do negócio. Eis um vislumbre do que vai acontecer: uma revista digital e um jogo de tabuleiro. E tudo no mesmo jornal.
O REGIÃO DE CISTER continua a trilhar novos rumos, procurando aliar a capacidade de inovação à qualidade dos produtos editoriais com que pretende servir as populações dos concelhos de Alcobaça e Nazaré. Ao longo do próximo ano serão anunciadas diversas novidades, algumas das quais desvendamos nesta edição comemorativa. Outras vamos guardar, pois o segredo continua a ser a alma do negócio. Eis um vislumbre do que vai acontecer: uma revista digital e um jogo de tabuleiro. E tudo no mesmo jornal.
Em abril vai nascer a revista Bússola, que será incorporada no site do REGIÃO DE CISTER, mas com uma edição autónoma. “A Bússola, palavra que remete para uma rota, orientação, rumo, significa precisamente aquilo que queremos prestar ao leitor no âmbito da cultura, tendências e lazer. À semelhança do instrumento de navegação, pretende-se um guia orientador, capaz de conduzir o leitor por temáticas tão diversas como tecnologia, moda, arte, cinema, viagens, gastronomia”, explica Dulce Alves, responsável pelo projeto.
A administração e a direção do REGIÃO DE CISTER têm a expectativa de que a aceitação da Bússola por parte do público permita a publicação de uma ou duas edições por ano em papel de mais um projeto inovador no contexto da imprensa regional.
Outra das grandes apostas para 2015 passa pela edição de O Jogo do Mosteiro, que, como o próprio nome indica, se trata de um jogo de tabuleiro dedicado ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A propósito das comemorações dos 25 anos da elevação do Mosteiro a património da Humanidade o REGIÃO DE CISTER resolveu produzir um jogo didático, que tem por objetivo juntar jovens e menos jovens em torno do monumento. O design gráfico é da autoria do professor Sílvio Maltez e a produção de conteúdos da jornalista Ana Ferraz Pereira, que integrou durante uma década os quadros deste jornal.
O Jogo do Mosteiro resulta de uma parceria entre o REGIÃO DE CISTER e a Direção-Geral do Património Cultural e será vendido através do jornal, mas também na redação e no próprio Mosteiro. O projeto está em fase final de conclusão, mas ainda não há datas marcadas para o seu lançamento.
“Queremos que O Jogo do Mosteiro seja um momento em que os alunos nas escolas ou em contexto familiar aprendam um pouco mais sobre a história deste monumento, de uma forma didática e divertida”, explica o diretor do REGIÃO DE CISTER, Joaquim Paulo, que trabalha na ideia há cerca de dois anos. “Podíamos ter lançado o jogo há mais tempo, mas entendemos que era necessário amadurecer o projeto, pois é sempre uma enorme responsabilidade tratar, do ponto de vista científico, o Mosteiro”, salienta o jornalista.
Este ano, o jornal vai continuar a dar sequência a projetos já existentes, nomeadamente o Made in Cister. A próxima iniciativa vai ser dedicada ao setor do calçado e terá lugar na Benedita.
Depois do lançamento de A Nossa Cooperativa, em que se valoriza o setor cooperativo, que tem grande expressão em Alcobaça, o REGIÃO DE CISTER vai ainda lançar outro produto editorial de grande relevo: Grandes comerciantes. “É mais uma marca que estamos a criar do ponto de vista editorial e que resulta de uma parceria com a ACSIA. Vamos encontrar 25 grandes comerciantes da região, que tenham mais de 40 anos de serviço no comércio e que nos contem as suas histórias de vida”, revela Joaquim Paulo. No final da série de reportagens, será editado um livro e apresentado um documentário em vídeo num jantar de encerramento. Por todas estas razões, 2015 promete!