Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ana Pagará já está à frente do Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

Já está em funções a nova diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará, que sucedeu no cargo ao alcobacense Jorge Pereira de Sampaio, que dirigia o monumento desde agosto de 2010.

De acordo com um comunicado da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), “cumpridos todos os formalismos legais e concluídos os processos de seleção, o júri propôs que a nomeação recaísse na candidata Ana Fátima Martelo Pagará”. A DGCP acrescenta, no comunicado, que a escolha recaiu em Ana Pagará “por reunir todas as condições legalmente exigidas, por inequivocamente ter demonstrado ser detentora de competência técnica, aptidão e comprovada experiência profissional relevante na área do cargo em apreço, bem como, de formação académica adequada”.

Licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, Ana Pagará era técnica superior de História no Arquivo Municipal de Mafra desde maio de 2010. Aos 43 anos, a nova diretora do Mosteiro de Alcobaça é autora de 40 títulos publicados, entre livros, atas de encontros científicos ou catálogos e artigos em publicações.

Região de Cister - Assine já!

A nomeação é feita em regime de comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, com efeitos a partir de 23 de março deste ano.

O concurso público para o cargo de diretor do Mosteiro de Alcobaça ficou envolto em polémica, sobretudo devido ao surgimento de cartas anónimas que denunciavam a viciação do concurso. Até à data, a DGPC declinou fazer comentários sobre o assunto. 

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!