O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Reis, elogiou o trabalho de alunos e professores do Externato Cooperativo da Benedita, na cerimónia oficial de inauguração da Semana Cultural, que inclui a XIII edição da Feira do Livro.
“Comemorar 50 anos numa escola é um marco assinalavel. Que esta instituição continue nos próxmos anos a trabalhar desta forma”, sublinhou o governante, na cerimónia, que marcou a segunda fase das comemorações do cinquentenário da instituição de ensino. Também estiveram presentes os deputados Maria da Conceição Pereira (PSD), Manuel Isaac (CDS) e Odete João (PS).
Os cinquenta anos de trabalho reconhecido do Instituto Nossa Senhora da Encarnação (INSE), que abriu a primeira cooperativa de ensino do País, comprovam, segundo David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação, “que público e privado não devem ser tomados como antagónicos” na gestão do ensino em Portugal.
A iniciativa contará com diversas atividades culturais, como apresentações e apresentações de livros, exposições, espetáculos musicais, até domingo. Um dos momentos altos da Semana Cultural do Externato da Benedita é o lançamento do livro comemorativo dos 50 anos da instituição, “Do pioneirismo… à Globalização”, da autoria do professor Alfredo Lopes, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, que decorrerá hoje, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, às 21 horas. No mesmo dia, durante a tarde, será entregue o I Prémio de Escrita Gonçalves Sapinho, que homenageia o antigo presidente de Câmara de Alcobaça.