Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

Silva Peneda defende compromisso para o emprego

Data:

Partilhar artigo:

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defendeu esta segunda-feira, na Nazaré, a necessidade de ser estabelecido nas próximas décadas “um grande compromisso entre as forças políticas em que o emprego esteja no centro das prioridades”.

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defendeu esta segunda-feira, na Nazaré, a necessidade de ser estabelecido nas próximas décadas “um grande compromisso entre as forças políticas em que o emprego esteja no centro das prioridades”.

Durante um jantar-conferência promovido pelo PSD, subordinado ao tema “Política de Emprego, Qualificações e Mercado de Trabalho”, Silva Peneda criticou muitas das opções da troika no programa de ajustamento, salientando que o País precisa “de uma austeridade que valha a pena”, o que, no entender do antigo ministro do Emprego e da Segurança Social, não se verificou.

Região de Cister - Assine já!

Numa das últimas aparições públicas à frente do CES, o economista recordou que “não há capital em Portugal” e que, por isso, o desenvolvimento do País “tem de ser feito com investimento estrangeiro”, sendo necessário criar “condições de atração de investidores”. Para tal, torna-se necessário “um compromisso e não um consenso” em diversos domínios, nomeadamente ao nível da justiça.

Perante o que considera “uma nova realidade económica” a nível internacional, que deixa Portugal com “uma capacidade de manobra muito estreita a nível nacional”, Silva Peneda defende que os países mais ricos devem ajudar os mais pobres e que a zona euro “precisa de uma política orçamental e fiscal única”. Ainda antes de se juntar a Jean Claude Junker na Comissão Europeia, o presidente do CES deixa a sugestão: “Por que não a Europa cofinanciar o subsídio de desemprego dos países do Sul da Europa?”

Durante o evento, Margarida Balseiro Lopes, presidente da Distrital de Leiria da JSD e secretária-geral da JSD, considerou que o PSD “tem a responsabilidade de apresentar soluções concretas para o desemprego jovem no próximo programa de Governo”, mas sublinhou que “não era possível corrigir em quatro anos décadas de más decisões” dos sucessivos governos.

Joaquim Pequicho, líder do PSD/Nazaré, aproveitou a sessão para anunciar que a Concelhia está a elaborar um Plano de Ação Local para o Emprego e Qualificações, apontando a revisão do Plano Diretor Municipal e a adoção de medidas de marketing territorial que proporcionem a captação de investimentos, envolvendo a economia social, como prioridades.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!