Segunda-feira, Julho 4, 2022
Segunda-feira, Julho 4, 2022

Freguesias reúnem-se em ‘Baile de chitas’

Data:

Partilhar artigo:

A maioria das freguesias do concelho de Alcobaça vai “reunir-se” no Bárrio, no dia 9 de maio, a partir das 22 horas. O encontro, a decorrer na Urba, surge com o objetivo de promover o primeiro ‘Baile de chitas’ inter-freguesias. Quem ganhar, leva consigo o troféu e a “obrigação” de organizar o evento

A maioria das freguesias do concelho de Alcobaça vai “reunir-se” no Bárrio, no dia 9 do próximo mês, a partir das 22 horas. O encontro, a decorrer na Urba, surge com o objetivo de promover o primeiro ‘Baile de chitas’ inter-freguesias. Quem ganhar, leva consigo o troféu e a “obrigação” de organizar o evento.
Entretanto, na freguesia do Bárrio, voluntárias vão costurando as pulseiras em chita que garantem a entrada na festa, e outros acessórios. As vendas revertem para a Orquestra Ligeira local. Os participantes, ainda que não seja obrigatório, são convidados a usar adereços ou peças de vestuário em chita.
Filipa Gomes, presidente da Junta, explicou que a ideia surgiu após um repto do historiador Jorge Pereira de Sampaio, após a apresentação de um livro de Fleming de Oliveira, já que tem por hábito fazer este tipo de bailes na sua casa amarela em Alcobaça. “Através deste evento, pretendemos unir as freguesias, até porque é assim que surgem novas ideias que podem beneficiar todo o concelho e sozinhos não conseguimos fazer nada”, salientou.
Naquela noite a freguesia vencedora, levará para casa um busto em cristal, que está a ser criado e produzido na Atlantis. A primeira parte da ‘Festa da chita’ será animada pela atuação Orquestra Ligeira do Bárrio em conjunto com Filipe De Moura, que após o concerto ficará a passar música.
Na mesma noite será eleita a Miss Chita, que receberá um cheque no valor de 100 euros. O segundo lugar (Dama de Chita) ganha um vale de desconto em roupa e o terceiro (traje mais original) um prémio Spal. Para as crianças até aos 12 anos, também há prémios: um tablet (1.º lugar), vale de desconto em roupa (2.º lugar) e um cabaz de doces (3.º lugar).

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aluno da Escola D. Pedro I conquistou 1.º prémio nas Olimpíadas da Cultura Clássica

António Maria Jorge, aluno da Escola Básica 2,3 D. Pedro I de Alcobaça, ganhou o 1.º prémio nas...

Futsal: Uma década de “ouro” coroada com o 25.º título

O Sporting revalidou o título nacional, no passado sábado, depois de vencer o Benfica (4-3) no terceiro jogo...

Vai uma “jogatana” de padel?

Pode parecer estranho, mas esta história sobre o padel começa a ser contada por um treinador de... futsal....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!