Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Freguesias reúnem-se em ‘Baile de chitas’

Data:

Partilhar artigo:

A maioria das freguesias do concelho de Alcobaça vai “reunir-se” no Bárrio, no dia 9 de maio, a partir das 22 horas. O encontro, a decorrer na Urba, surge com o objetivo de promover o primeiro ‘Baile de chitas’ inter-freguesias. Quem ganhar, leva consigo o troféu e a “obrigação” de organizar o evento

A maioria das freguesias do concelho de Alcobaça vai “reunir-se” no Bárrio, no dia 9 do próximo mês, a partir das 22 horas. O encontro, a decorrer na Urba, surge com o objetivo de promover o primeiro ‘Baile de chitas’ inter-freguesias. Quem ganhar, leva consigo o troféu e a “obrigação” de organizar o evento.
Entretanto, na freguesia do Bárrio, voluntárias vão costurando as pulseiras em chita que garantem a entrada na festa, e outros acessórios. As vendas revertem para a Orquestra Ligeira local. Os participantes, ainda que não seja obrigatório, são convidados a usar adereços ou peças de vestuário em chita.
Filipa Gomes, presidente da Junta, explicou que a ideia surgiu após um repto do historiador Jorge Pereira de Sampaio, após a apresentação de um livro de Fleming de Oliveira, já que tem por hábito fazer este tipo de bailes na sua casa amarela em Alcobaça. “Através deste evento, pretendemos unir as freguesias, até porque é assim que surgem novas ideias que podem beneficiar todo o concelho e sozinhos não conseguimos fazer nada”, salientou.
Naquela noite a freguesia vencedora, levará para casa um busto em cristal, que está a ser criado e produzido na Atlantis. A primeira parte da ‘Festa da chita’ será animada pela atuação Orquestra Ligeira do Bárrio em conjunto com Filipe De Moura, que após o concerto ficará a passar música.
Na mesma noite será eleita a Miss Chita, que receberá um cheque no valor de 100 euros. O segundo lugar (Dama de Chita) ganha um vale de desconto em roupa e o terceiro (traje mais original) um prémio Spal. Para as crianças até aos 12 anos, também há prémios: um tablet (1.º lugar), vale de desconto em roupa (2.º lugar) e um cabaz de doces (3.º lugar).

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!