Terça-feira, Junho 3, 2025
Terça-feira, Junho 3, 2025

Plano de Ação Social Alargada apresentado

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça apresentou, esta segunda-feira, o Plano de Ação Social Alargada, que inclui a oferta de livros e material escolar aos cerca de 2 mil alunos do 1.º ciclo do concelho no ano letivo 2015/16.

A Câmara de Alcobaça apresentou, esta segunda-feira, o Plano de Ação Social Alargada, que inclui a oferta de livros e material escolar aos cerca de 2 mil alunos do 1.º ciclo do concelho no ano letivo 2015/16.

Os manuais serão oferecidos aos alunos do 1.º ano e emprestados aos alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, com a obrigatoriedade de os devolverem em boas condições no final do ano letivo. O material inclui uma mochila com o logótipo do concelho, um pack de três borrachas, canetas de quatro cores, uma caixa de lápis de cor, uma régua, uma cola líquida, uma tesoura, um apara-lápis e dois cadernos, um pautado e outro quadriculado.

Região de Cister - Assine Já!

“Começa a ser cada vez mais difícil definir quem é que precisa de apoio ou não”, considerou Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, para quem “terá de haver igualdade de oportunidades, num sistema de ensino que é universal e gratuito”.

A autarquia, que até ao ano passado investia cerca de 70 mil euros para os alunos subsidiados do escalão A e B, prevê gastar cerca de 150 mil euros no primeiro ano de implementação do plano. Os custos com a aquisição dos manuais e material escolar serão submetidos a uma candidatura do Programa 2020, devendo diminuir substancialmente nos próximos anos.

A proposta de oferta dos manuais escolares chegou a ser apresentada no anterior mandato pelo socialista José Acácio Barbosa, não colhendo apoio da maioria, que agora decidiu avançar com a medida, à semelhança do que acontece noutros municípios do País.

AD Footer

Artigos Relacionados

Andebol: Cister Sport de Alcobaça conquista taça distrital

A equipa sénior masculina do Cister Sport de Alcobaça encerrou a temporada 2024/2025 da melhor forma com a...

Andebol: Alcobacense Mário Sousa sagra-se campeão nacional de sub-18 pelo Sporting

O jovem alcobacense Mário Sousa sagrou-se campeão nacional de sub-18 ao serviço do Sporting. Este fim de semana,...

Psicólogo vai caminhar 738,5 quilómetros em 21 dias para apoiar Solidariedade Sublime

A partir deste sábado, o psicólogo João Mota, de Vale Maceira, da freguesia de Alfeizerão, vai iniciar uma...

Hospital no Domicílio Sénior criado para ajudar instituições da região

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e o Centro Distrital da Segurança Social de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!