Sábado, Julho 13, 2024
Sábado, Julho 13, 2024

João António Nazário recupera Porta Férrea de Coimbra

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense João António Nazário ficará para sempre ligado à recuperação da emblemática Porta Férrea de Coimbra, a famosa entrada para o Paço das Escolas. 

O alcobacense João António Nazário ficará para sempre ligado à recuperação da emblemática Porta Férrea de Coimbra, a famosa entrada para o Paço das Escolas. 
“Está tudo registado. Deixámos a nossa marca”, testemunha ao REGIÃO DE CISTER o técnico de conservação e restauro. João António Nazário fala com orgulho de todos os lugares por onde já passou, apesar das dificuldades de trabalho a que muitas vezes é sujeito. “Quando iniciei o trabalho em Coimbra, no passado mês de dezembro, a água estava à temperatura ambiente”, relembra o alcobacense.
Alcobaça e o seu Mosteiro foram cruciais na decisão da sua profissão. “Um dia subi ao Mosteiro. Vi a cidade de uma nova forma. Fiquei apaixonado. Nesse dia decidi que queria tirar um curso de restauro”, salienta João António Nazário. Assim aconteceu.
Passados 15 anos, desde que iniciou a profissão, o alcobacense já conta no seu portefólio com várias dezenas de trabalhos pelo País: Campo Pequeno, Sé Velha de Coimbra, Sé de Elvas, fontes do Centro Histórico de Évora, Centro Português de Fotografia, Estação de Caminhos de Ferro em Lisboa, Biblioteca do Mosteiro de Alcobaça, Sala de D. Manuel no Museu Nacional do Azulejo. Uma lista que se prolonga e fica marcada por uma licenciatura em Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança e uma passagem, de um ano, pela Escócia.
O património exige atenção constante. “Tomar conta daquilo que é nosso ajuda a melhorar o turismo e a economia”, sublinha.
Um dos momentos que mais marca o trabalho de João António Nazário é a retirada dos andaimes: “naquele momento é que se tem a noção de todo o restauro que foi feito, ao longo de semanas ou meses”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

O Caminho da mudança

por vezes, pode parecer impossível mudar; mas isso acontece unicamente até “ser feito Teresa Radamanto Este mês apraz-me discutir a...

Obras de arte em pedra evocam Salgueiro Maia

As instalações da MVC – Portuguese Limestones serviram de palco a uma sentida homenagem a Salgueiro Maia, na...

Futebo de praia: Sótão goleia e mantém registo 100% vitorioso na elite

É certo que já tem presença confirmada, pelo segundo ano consecutivo, na fase decisiva da Divisão de Elite....

Futebol: U. Turquel volta às competições seniores da AF Leiria 14 anos depois

Em 2010, jogava-se num pelado em Turquel, e as infraestruturas não eram o que são hoje. A formação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!