Segunda-feira, Junho 2, 2025
Segunda-feira, Junho 2, 2025

“Há gastronomia” quer valorizar porco malhado

Data:

Partilhar artigo:

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) vai organizar, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Há Gastronomia no Museu do Vinho”, desta vez com a valorização do porco malhado de Alcobaça como um dos principais objetivos.

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc) vai organizar, pelo segundo ano consecutivo, o evento “Há Gastronomia no Museu do Vinho”, desta vez com a valorização do porco malhado de Alcobaça como um dos principais objetivos.
A iniciativa está agendada para os dias 23 e 24 no próximo mês de outubro e contará com a presença de especialistas no desenvolvimento do potencial económico e gastronómico do porco malhado de Alcobaça.
O primeiro dia do “Há Gastronomia” vai contar com um seminário técnico, no qual, espera Rui Lopes, um dos coordenadores do evento, “sejam apresentadas soluções sob o ponto de vista económico que mais valorizem e rentabilizem o porco malhado de Alcobaça”. 
A valorização da raça através da gastronomia, “muito por força do fumeiro tradicional”, é outro dos aspetos a ter em linha de conta. “Queremos trazer as experiências do fumeiro tradicional de Vinhais, onde há mais de 20 anos tem sido feito um trabalho extraordinário com o porco bísaro, e que já o transformaram numa economia que gera cerca de 15 milhões de euros por ano e nós queremos aprender com as boas práticas”, salienta o professor da Epadrc.
O primeiro dia culminará com um jantar de gala, mas no segundo dia há mais novidades, nomeadamente a realização de uma Adiafa de Cister. “Há produtores de vinho, de maçã e outros produtos que fazem as adiafas e a nossa ideia é juntar produtores de vários setores. No fundo será um arraial popular”, sublinha Rui Lopes.
A organização do “Há Gastronomia no Museu do Vinho” é da responsabilidade da Epadrc, contando com o apoio de diversas instituições e entidades da região. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Andebol: Cister Sport de Alcobaça conquista taça distrital

A equipa sénior masculina do Cister Sport de Alcobaça encerrou a temporada 2024/2025 da melhor forma com a...

Andebol: Alcobacense Mário Sousa sagra-se campeão nacional de sub-18 pelo Sporting

O jovem alcobacense Mário Sousa sagrou-se campeão nacional de sub-18 ao serviço do Sporting. Este fim de semana,...

Psicólogo vai caminhar 738,5 quilómetros em 21 dias para apoiar Solidariedade Sublime

A partir deste sábado, o psicólogo João Mota, de Vale Maceira, da freguesia de Alfeizerão, vai iniciar uma...

Hospital no Domicílio Sénior criado para ajudar instituições da região

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e o Centro Distrital da Segurança Social de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!