Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

O elevador

Data:

Partilhar artigo:

Estava na fila do elevador de S. Martinho do Porto quando, por mim e pelos demais pacientes veraneantes, passou uma senhora muito fina, com uma túnica verde de praia (as senhoras de bem têm sempre fantásticas túnicas de praia) que arrastava pela mão dois louríssimos filhos com roupa a condizer. O trio ultrapassou apressadamente os expectantes passageiros e subiu as escadas de madeira até ao primeiro andar onde apanhou o elevador na descida, estando já dentro da cabina quando chegou a vez dos passageiros seguintes.

Eu levei com as vítreas portas na cara e esperei mais um minuto, que é o tempo de uma viagem de ida e volta do elevador.

Atrás de mim, um senhor gritou, indignado: – Que pouca vergonha, vejam a espertalhona!

Região de Cister - Assine Já!

Respondi-lhe com ar conciliador, que não valia a pena exaltar-se, que aquele acto era desprezível e, portanto, não lhe deveríamos dar importância alguma. (Só nas férias me permito atribuir-me o epíteto de conciliadora).

O senhor arregalou-me os olhos e, em tom de alerta, perguntou: – E as crianças? Já pensou nas crianças?

Confesso que corei de vergonha. Tinha-as esquecido no meu comentário e, de facto, eram elas as personagens mais importantes desta história, como me recordou o meu sábio interlocutor.

De facto, com exemplos assim, aquelas crianças passarão o resto da vida a tentar ultrapassar os demais por meios ínvios, sem nunca saberem o valor do respeito pelos outros.

Comportar-se-ão de outra forma quando estiverem na fila para a comunhão da Igreja bem frequentada onde vão aos domingos, mas apenas porque se saberão observados pelos seus pares, gente como eles e não como os estranhos da fila do elevador e, entre os seus, fingirão ser cidadãos exemplares.

Em tudo o resto, serão espertalhões, porque os pais, em pequenos lhes disseram, com exemplos como este, que haverá sempre uma forma de contornar os outros e que, se forem espertos chegarão ao topo antes dos outros.

E é por isso que educar pode ser uma de duas coisas, descer ao nível mais rasteiro para chegar mais depressa ao topo, como fez a senhora da túnica verde, ou subir pacientemente cada degrau em direcção à dignidade.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!