Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Cistermúsica entra na reta final com fim de semana repleto

Data:

Partilhar artigo:

É na nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça que se dará o encerramento do festival Cistermúsica, este domingo, a partir das 18 horas, com o Requiem de Mozart, a cargo da Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, sob a direção musical de Vasco Pearce de Azevedo e com as atuações de Elsa Cortez (soprano), Lucinda Gerhart (alto), João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (baixo). 

É na nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça que se dará o encerramento do festival Cistermúsica, este domingo, a partir das 18 horas, com o Requiem de Mozart, a cargo da Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, sob a direção musical de Vasco Pearce de Azevedo e com as atuações de Elsa Cortez (soprano), Lucinda Gerhart (alto), João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (baixo). As entradas são gratuitas. Mas o derradeiro fim de semana do festival tem muito mais para ouvir e ver, em Alcobaça e não só.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que foi o tema central do Cistermúsica’2015 devido às celebrações dos 25 anos da elevação do monumento a Património da Humanidade, acolhe, para além do concerto de encerramento, dois grupos franceses considerados pela crítica como dos melhores da atualidade. 

Região de Cister - Assine Já!

Os Les Éléments apresentam-se, esta sexta-feira, às 22 horas, na Sala do Refeitório, com um programa de música coral. No dia seguinte, será a vez do Discantus se mostrar, às 21:30 horas, no Dormitório, com um programa de música medieval. Este último grupo apresentará igualmente o mesmo programa, um dia antes, em Penacova, no Mosteiro de Lorvão, à mesma hora, num espetáculo que será integrado na Rota de Cister, outra das particularidades do festival e que este ano chegou a mais espaços cistercienses.

Por último, destaque-se a parceria estratégica do festival com o Rabiscuits – Bienal de Arte Experimental, que decorrerá entre esta sexta-feira e domingo no centro histórico de Alcobaça e que, entre muitas outras iniciativas, apresentará no dia 25, às 23:30, um Video Mapping com música ao vivo pela Banda Sinfónica de Alcobaça.

Desde o passado dia 26 de junho e até este domingo, o Cistermúsica tem levado música e dança de qualidade um pouco por toda a região a um ritmo verdadeiramente alucinante, com espetáculos que ficam na memória dos presentes. Apesar de ainda não haver números oficiais, a organização está satisfeita com a adesão do público, havendo indicadores seguros de que se tenham quebrado, mais uma vez, todos os recordes de assistência do festival. Um balanço para ser feito na próxima semana, embora o festival apenas termine, em concreto, no dia 31, na Igreja da Misericórdia de Peniche, com um concerto de Jenny Silvestre e Luís Peças, a partir das 21:30 horas.

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!