Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Cistermúsica entra na reta final com fim de semana repleto

Data:

Partilhar artigo:

É na nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça que se dará o encerramento do festival Cistermúsica, este domingo, a partir das 18 horas, com o Requiem de Mozart, a cargo da Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, sob a direção musical de Vasco Pearce de Azevedo e com as atuações de Elsa Cortez (soprano), Lucinda Gerhart (alto), João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (baixo). 

É na nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça que se dará o encerramento do festival Cistermúsica, este domingo, a partir das 18 horas, com o Requiem de Mozart, a cargo da Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, sob a direção musical de Vasco Pearce de Azevedo e com as atuações de Elsa Cortez (soprano), Lucinda Gerhart (alto), João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (baixo). As entradas são gratuitas. Mas o derradeiro fim de semana do festival tem muito mais para ouvir e ver, em Alcobaça e não só.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, que foi o tema central do Cistermúsica’2015 devido às celebrações dos 25 anos da elevação do monumento a Património da Humanidade, acolhe, para além do concerto de encerramento, dois grupos franceses considerados pela crítica como dos melhores da atualidade. 

Os Les Éléments apresentam-se, esta sexta-feira, às 22 horas, na Sala do Refeitório, com um programa de música coral. No dia seguinte, será a vez do Discantus se mostrar, às 21:30 horas, no Dormitório, com um programa de música medieval. Este último grupo apresentará igualmente o mesmo programa, um dia antes, em Penacova, no Mosteiro de Lorvão, à mesma hora, num espetáculo que será integrado na Rota de Cister, outra das particularidades do festival e que este ano chegou a mais espaços cistercienses.

Por último, destaque-se a parceria estratégica do festival com o Rabiscuits – Bienal de Arte Experimental, que decorrerá entre esta sexta-feira e domingo no centro histórico de Alcobaça e que, entre muitas outras iniciativas, apresentará no dia 25, às 23:30, um Video Mapping com música ao vivo pela Banda Sinfónica de Alcobaça.

Desde o passado dia 26 de junho e até este domingo, o Cistermúsica tem levado música e dança de qualidade um pouco por toda a região a um ritmo verdadeiramente alucinante, com espetáculos que ficam na memória dos presentes. Apesar de ainda não haver números oficiais, a organização está satisfeita com a adesão do público, havendo indicadores seguros de que se tenham quebrado, mais uma vez, todos os recordes de assistência do festival. Um balanço para ser feito na próxima semana, embora o festival apenas termine, em concreto, no dia 31, na Igreja da Misericórdia de Peniche, com um concerto de Jenny Silvestre e Luís Peças, a partir das 21:30 horas.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!