Segunda-feira, Março 20, 2023
Segunda-feira, Março 20, 2023

Câmara e Associação de Armadores entregam últimas sardinhas à ministra

Data:

Partilhar artigo:

O presidente da Câmara da Nazaré e o representante da Associação de Pescadores da Nazaré, Joaquim Zarro, ofereceram, ontem, à ministra da Agricultura e do Mar as últimas sardinhas pescadas, numa ação que visa sensibilizar o Governo para negociar melhores quotas de captura para 2016.

O presidente da Câmara da Nazaré e o representante da Associação de Pescadores da Nazaré, Joaquim Zarro, ofereceram, ontem, à ministra da Agricultura e do Mar as últimas sardinhas pescadas, numa ação que visa sensibilizar o Governo para negociar melhores quotas de captura para 2016.

Os pescadores da Nazaré estão proibidos, desde as 12 horas do passado sábado, de pescar sardinha, por terem atingido o limite de quotas de captura. Em sinal de protesto, foram entregues no Ministério da Agricultura e do Mar “25 sardinhas à ministra e outra para entregar ao primeiro-ministro”.

Região de Cister - Assine já!

O Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES) defende, para o próximo ano, que a quota ibérica de captura de sardinha seja fixada em 1.587 toneladas, o que representa “uma redução de 90% em relação a 2015” e levantará um “conjunto de problemas económicos e sociais que se levantarão à comunidade piscatória do país todo”, segundo Walter Chicharro.

O protesto aconteceu dias depois da reunião de 10 presidentes de municípios (Peniche, Nazaré, Figueira da Foz, Matosinhos, Sesimbra, Sines, Loulé, Portimão e Setúbal e Olhão), que defenderam firmeza do Governo na defesa de um limite nacional de capturas, solidarizando-se com os pescadores de Peniche e da Nazaré.

Para João Paulo Delgado, presidente da Mútua dos Pescadores, “as consequências desta medida são desastrosas, já que põem em risco algumas empresas de pesca do concelho, bem como vários postos de trabalho”. O responsável acrescenta que se prevê “sérias dificuldades na comercialização” e “ao nível da restauração”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Porto de Mós garante “chave” da Capela de São Jorge

A Capela de São Jorge vai passar a ser gerida pelo Município de Porto de Mós ao abrigo...

Martim Ribeiro escreveu página d’ouro em Leiria

A manhã do passado sábado foi inesquecível para Martim Ribeiro. O jovem futebolista, de apenas 16 anos e...

Coro da Banda de Alcobaça assinala uma década de história

A 12 de março de 2013 nascia o Coro da Banda de Alcobaça, formado por um conjunto de...

Trupêgo encerra Festival Teatremos no domingo

O grupo de teatro Trupêgo, de Porto de Mós, encerra a 17.ª edição do Festival Teatremos, no próximo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!