Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

Será demolida ou não a Ermida do Carrascal?

Data:

Partilhar artigo:

Apesar das vozes contra, nomeadamente da historiadora Ana Margarida Martinho, a ameaça de demolição da Ermida do Carrascal, na freguesia de Aljubarrota, continua a ser uma realidade.

Apesar das vozes contra, nomeadamente da historiadora Ana Margarida Martinho, a ameaça de demolição da Ermida do Carrascal, na freguesia de Aljubarrota, continua a ser uma realidade.

A maioria da população mantém a intenção de avançar com a construção de um novo templo, sacrificando o atual, datado do século XIX. 

Região de Cister - Assine Já!

Chegou-se à conclusão, após reunião em dezembro do passado ano, que a Ermida de São Pedro, seria demolida. Decisão que levantou, rapidamente, polémica: “A Ermida constitui o único elemento edificado que testemunha a antiguidade da povoação do Carrascal. Este edifício religioso, integrante do território cisterciense, deverá ser preservado”, alertou Ana Margarida Martinho, técnica superior do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Opinião diferente tem Rui Rasquilho. “A Igreja e o coreto só porque são antigos não guardam qualquer atributo. O povo percebeu bem que a sobrevivência do acervo depende da execução de um projeto planificado no espaço disponível que garanta a herança material e imaterial da aldeia”, referiu o historiador.

O presidente da Junta de Aljubarrota refere que o processo aguarda pareceres e autorizações da câmara e da diocese. “Nada está decidido”, assegura José Lourenço, adiantando que a falta de condições para o culto e o “fraco valor” patrimonial são os argumentos apresentados por quem defende a demolição.

Segundo o autarca, “são apenas quatro paredes em pé e que não significam nada para a população. O templo está em péssimo estado e chove no seu interior”.

Será demolida ou não a Ermida do Carrascal? A resposta a esta pergunta continua por definir…

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!