Sábado, Abril 4, 2026
Sábado, Abril 4, 2026

Discantus voltam a Alcobaça para gravar no Mosteiro

Data:

Partilhar artigo:

O velho ditado que diz que quem passa por Alcobaça não passa sem cá voltar aplica-se na perfeição às francesas Ensemble Discantus. Meses depois da participação no Cistermúsica, o grupo decidiu voltar ao Mosteiro para gravar mais um trabalho de música medieval.

O velho ditado que diz que quem passa por Alcobaça não passa sem cá voltar aplica-se na perfeição às francesas Ensemble Discantus. Meses depois da participação no Cistermúsica, o grupo decidiu voltar ao Mosteiro para gravar mais um trabalho de música medieval.

A ideia de aproveitar as condições acústicas naturais do Mosteiro surgiu, no passado mês de julho, num concerto dado no dormitório, inserido na programação do festival de música de Alcobaça. Realizar este projeto é “um privilégio e uma grande oportunidade”, revela Brigitte Lesne, diretora do Ensemble Discantus.

Região de Cister - Assine Já!

O conjunto está habituado a trabalhar em mosteiros cistercienses. Um dos álbuns foi gravado no Mosteiro Fontevraud, erigido pela ordem fundada por São Bernardo. Contudo, as artistas estão a ter algumas dificuldades que não previram. “A acústica é muito bonita e totalmente adequada ao tipo de música que fazemos, mas há problemas técnicos” difíceis de ultrapassar. “Há muito eco na sala”, algo que foi minimizado no concerto devido à presença do público, conta a cantora. Para além disso, “a chuva não tem ajudado nada”, uma vez que o cair dos pingos provoca demasiado barulho para se conseguir gravar, refere Brigitte Lesne.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Grupo H Saúde reforça estatuto com três distinções PME Líder

O Grupo H Saúde voltou a somar reconhecimento empresarial, com a atribuição do estatuto PME Líder a três...

Famalicão pede reforço da resposta educativa na nova Carta Educativa

A Junta de Famalicão defendeu o reforço da resposta educativa na freguesia durante a reunião do Conselho Municipal...

Maria Lúcia Ribeiro levou 97 anos de experiência à EB1 e JI da Martingança

A passagem dos Dias+ do Agrupamento de Cister pela EB1/JI da Martingança ficou marcada por um encontro entre...

Nova Alcobaça reforça aposta na fixação de população

Apresentada como resposta à falta de habitação e à necessidade de fixar jovens no concelho, a Nova Alcobaça...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!