Quarta-feira, Outubro 22, 2025
Quarta-feira, Outubro 22, 2025

A vida e a morte do Poeta Rui Rasquilho

Data:

Partilhar artigo:

A vertente poética de Rui Rasquilho teve uma existência bem mais curta que o Rui Rasquilho historiador e diplomata. O poeta nasceu em 1995 e “morreu de repente em frente ao mar numa janela da vila de Parede em 2003”.

A vertente poética de Rui Rasquilho teve uma existência bem mais curta que o Rui Rasquilho historiador e diplomata. O poeta nasceu em 1995 e “morreu de repente em frente ao mar numa janela da vila de Parede em 2003”. “O fenómeno poético foi inesperado” quando o diplomata Rui Rasquilho vivia no Brasil. Mas tão depressa veio como depressa foi. “Esgotei-me”, confessa o antigo diretor do Mosteiro de Alcobaça.

Esta posição em relação à poesia pode parecer estranha mas fica clara quando contraposta com a convicção de Rui Rasquilho: “toda a minha arte vem de dentro de mim”. Assim, os poemas que escreve são muito próprios, “é tudo muito natural”, revela, acrescentando que não tinha qualquer mecanismo para escrever os poemas. Por isso, é também “natural” que afirme que morreu para a poesia e não sabe “se algum dia voltará”.

Região de Cister - Assine já!

O processo criativo culminou no livro “Poemas Escolhidos”, apresentado no passado sábado no Armazém das Artes, perante um público composto por mais de centena e meia de pessoas. “Tinha dentro de mim um enorme conteúdo”, adianta Rui Rasquilho. 

A apresentação do livro contou com a presença de Lauro Moreira, embaixador do Brasil em Portugal, que recitou vários poemas da obra do poeta esgotado. Para além disso, Amílcar Coelho apresentou uma dissertação sobre o silêncio, tão importante na poesia do alcobacense.

O livro reúne um conjunto de poemas românticos e de amor. “Amor pelas pessoas, pelas coisas e pelos factos”, revela Rui Rasquilho. A publicação da obra é da responsabilidade da Edições Escafandro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara da Nazaré alerta para presença de caravelas-portuguesas nas praias

A Câmara da Nazaré alertou, em comunicado enviado às redações, para a presença de caravelas-portuguesas ao longo da...

Bombeiros do Juncal celebram 40 anos com alerta para necessidades futuras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Juncal comemorou 40 anos de atividade com uma cerimónia aberta à...

Associação de Bem-Estar da Cruz da Légua comemorou 40 anos junto da comunidade

A Associação de Bem-Estar da Cruz da Légua (ABECL) celebrou 40 anos desde que recebeu o seu primeiro...

Movimento e alma local encontram-se no Studyo Nazaré

A Nazaré ganhou um novo espaço de movimento e partilha com a abertura do Studyo Nazaré, um estúdio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!