Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Usalcoa comemora dez anos pelas ruas da cidade

Data:

Partilhar artigo:

Há dez anos a Universidade Sénior de Alcobaça (Usalcoa), da Fundação Maria e Oliveira, abria as portas para uma nova realidade na cidade. A data foi celebrada, esta segunda-feira, com um passeio pelas ruas da cidade.

Há dez anos a Universidade Sénior de Alcobaça (Usalcoa), da Fundação Maria e Oliveira, abria as portas para uma nova realidade na cidade. A data foi celebrada, esta segunda-feira, com um passeio pelas ruas da cidade.

“Dez anos a partilhar saberes e práticas, dez anos a criar espaços e tempos de sociabilidade e de convívio, dez anos a proporcionar experiências que alargam os horizontes e recheiam a vida de significado”. São estas as palavras de Mário Barreiro, presidente do Conselho de Administração da Fundação Maria e Oliveira, sobre o significado da Usalcoa na comunidade. 

Região de Cister - Assine já!

Segundo Mário Barreiro, “é muito gratificante constatar que os recursos disponibilizados pela Fundação têm tido um muito relevante retorno na melhoria da qualidade de vida dos muitos alunos que beneficiam desta importante resposta social”.

A mesma emoção é partilhada por Maria da Conceição Castelhano: “Durante dez anos, conseguimos afirmar-nos na comunidade, como uma valência de utilidade pública para os seniores, permitindo-lhes ter um espaço de aprendizagem, de acolhimento e de convívio e proporcionando-lhes um envelhecimento ativo e alegria de viver”. A diretora da Usalcoa acrescentou que, além das disciplinas ministradas ao longo do ano letivo, pretende realizar programas educativos e campanhas de informação, abordando os temas da qualidade de vida e da sustentabilidade e usos dos recursos locais a longo prazo, tendo em conta o Ano Internacional do Entendimento Global.

Recentemente distinguida pela Rede das Universidades e Academias Seniores como membro de Rede de Excelência, a Universidade Sénior é frequentada por 192 alunos, distribuídos por 31 turmas. As aulas são ministradas por 21 professores.

Os objetivos de Mário Barreiro e Maria Conceição Castelhano são envolver, ainda mais, todos os que integram este projeto.  “Queremos também alargar a rede de parcerias e angariar um maior número de voluntários que possibilitem uma oferta mais alargada das aprendizagens”, testemunha a diretora.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!