Quinta-feira, Setembro 24, 2026
Quinta-feira, Setembro 24, 2026

Ausência de Luís Peças no Mosteiro causa polémica

Data:

Partilhar artigo:

A interrupção da realização dos recitais do contratenor Luís Peças na Sala do Capítulo, no Mosteiro de Alcobaça, já levou a uma série de reclamações junto dos serviços do monumento.

A interrupção da realização dos recitais do contratenor Luís Peças na Sala do Capítulo, no Mosteiro de Alcobaça, já levou a uma série de reclamações junto dos serviços do monumento.

Além dos visitantes, também guias turísticos lamentaram a ausência dos momentos musicais, que todos os dias até à  semana passada aconteciam no Mosteiro. Em causa está o fim do contrato, no passado mês de outubro, entre a Câmara de Alcobaça e a Direção Geral do Património Cultural, entidade que tutela o Mosteiro, que permitia ao contratenor proporcionar momentos de música barroca aos visitantes. 

Região de Cister - Assine já!

“Há dez anos que faço os recitais no Mosteiro, de uma forma gratuita, e nunca fui impedido de o fazer, mesmo quando os contratos já não estavam em vigência“, lamenta Luís Peças. O alcobacense explicou ao REGIÃO DE CISTER que os contratos tinham uma duração de seis meses, mas que, no intervalo da renovação dos mesmos, havia autorização para a realização dos recitais, de forma a “não prejudicar o calendário de atuações”. 

O caso suscitou já a intervenção da Associação dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA), que pediu à tutela que resolva o assunto com brevidade, salientando a valorização do monumento que acontece através dos recitais de canto lírico. 

Também Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, disse ao REGIÃO DE CISTER ter sinalizado junto da DGPC o interesse em manter o protocolo, que considera “interessantíssimo do ponto de vista cultural e turístico”. 

A diretora do Mosteiro garante que a DGPC está a “tratar dos trâmites habituais em conformidade com a lei, por forma a possibilitar a continuidade desta atividade”, que acontece “afortunadamente e já há vários anos, devido a um acordo existente entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Direção Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça”, explica Ana Pagará.

AD Footer

Artigos Relacionados

Diana Azevedo é a primeira Capitão do Porto da Nazaré

Diana Oliveira Martins Azevedo, capitão-tenente, tomou posse na passada quinta-feira, dia 17 de setembro, como nova Capitão do...

Forte de São Miguel Arcanjo acolhe encontro da Turismo Centro de Portugal com jornalistas

O Forte de São Miguel Arcanjo recebe, no próximo dia 21 de setembro, um encontro com a imprensa...

Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré contou com 80 mil pessoas

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, que este ano voltaram ao Terreiro, no Sítio da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!