Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Vegetariano: sim ou não?

Data:

Partilhar artigo:

O vegetarianismo está na boca de toda a gente. Não só relacionado com a forma como se come, mas também como se vive. Há quem não dispense a carne e quem não a consuma há anos… 

O vegetarianismo está na boca de toda a gente. Não só relacionado com a forma como se come, mas também como se vive. Há quem não dispense a carne e quem não a consuma há anos… 

Fábio Salgado não come carne há oito anos. Começou por ser “uma experiência, por querer saber como o corpo reagiria”. Atualmente, tornou-se um estilo de vida “tendo em consideração as questões ambientais e a ecologia”, esclarece o nazareno.

“O equilíbrio na alimentação é a chave”, reforçando que “o essencial é acrescentar uma série de alimentos mais saudáveis”.

O nutricionista Filipe Oliveira corrobora esta ideia, explicando que o vegetarianismo é saudável, nomeadamente, “com a ingestão de produtos hortofrutícolas e a utilização de gordura de origem vegetal”. No entanto, o alcobacense salienta que com a eliminação de produtos de origem animal, o vegetarianismo poderá acarretar alguns efeitos secundários”. 

A carência da vitamina B12, que ajuda a manter a saúde do cérebro, é um dos obstáculos que os vegetarianos terão de ter em atenção. 

Maria Vieira, apesar de ter tentado uma alimentação vegetariana, reconhece que “não era saudável, devido à falta de conhecimento acerca de alimentos de origem vegetal ricos em ferro”. A valadense continua a pesquisar sobre o assunto, assumindo que quer “mudar gradualmente o estilo de vida e de preferência com acompanhamento”.

Açorda de seitan e caril de tofu são algumas das opções vegetarianas que Lídia Ramos confeciona no Meu Farnel, restaurante em Alcobaça. “Pegamos em conceções tradicionais e convertemo-las em pratos vegetarianos”, explica a proprietária, não deixando de salientar que “as batatas fritas também são vegetarianas mas nem por isso é a opção mais saudável”.

Assim não há desculpas para não fazer uma alimentação equilibrada, seja dentro ou fora de casa.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!