Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Vegetariano: sim ou não?

Data:

Partilhar artigo:

O vegetarianismo está na boca de toda a gente. Não só relacionado com a forma como se come, mas também como se vive. Há quem não dispense a carne e quem não a consuma há anos… 

O vegetarianismo está na boca de toda a gente. Não só relacionado com a forma como se come, mas também como se vive. Há quem não dispense a carne e quem não a consuma há anos… 

Fábio Salgado não come carne há oito anos. Começou por ser “uma experiência, por querer saber como o corpo reagiria”. Atualmente, tornou-se um estilo de vida “tendo em consideração as questões ambientais e a ecologia”, esclarece o nazareno.

Região de Cister - Assine já!

“O equilíbrio na alimentação é a chave”, reforçando que “o essencial é acrescentar uma série de alimentos mais saudáveis”.

O nutricionista Filipe Oliveira corrobora esta ideia, explicando que o vegetarianismo é saudável, nomeadamente, “com a ingestão de produtos hortofrutícolas e a utilização de gordura de origem vegetal”. No entanto, o alcobacense salienta que com a eliminação de produtos de origem animal, o vegetarianismo poderá acarretar alguns efeitos secundários”. 

A carência da vitamina B12, que ajuda a manter a saúde do cérebro, é um dos obstáculos que os vegetarianos terão de ter em atenção. 

Maria Vieira, apesar de ter tentado uma alimentação vegetariana, reconhece que “não era saudável, devido à falta de conhecimento acerca de alimentos de origem vegetal ricos em ferro”. A valadense continua a pesquisar sobre o assunto, assumindo que quer “mudar gradualmente o estilo de vida e de preferência com acompanhamento”.

Açorda de seitan e caril de tofu são algumas das opções vegetarianas que Lídia Ramos confeciona no Meu Farnel, restaurante em Alcobaça. “Pegamos em conceções tradicionais e convertemo-las em pratos vegetarianos”, explica a proprietária, não deixando de salientar que “as batatas fritas também são vegetarianas mas nem por isso é a opção mais saudável”.

Assim não há desculpas para não fazer uma alimentação equilibrada, seja dentro ou fora de casa.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!