Já ouviu falar de CrossFit? E de CrossTraining? Nós explicamos tudo.
Já ouviu falar de CrossFit? E de CrossTraining? Nós explicamos tudo.
Dizem os praticantes de CrossFit que a modalidade é “variável, evolutiva e desafiante”. A média ou alta intensidade, os treinos resultam num aumento de força e capacidade cardiorrespiratória, bem como de resistência muscular, enquanto se trabalha a velocidade, a flexibilidade e o equilíbrio.
Na verdade, CrossFit e CrossTraining são quase a mesma coisa. Os dois conceitos apenas se distinguem por uma questão legal, já que o CrossFit é não só uma metodologia de treino, mas também uma marca registada. Como tal, é protegida por leis que garantem que a marca não é utilizada sem serem pagos os direitos a quem a criou.
Na região, o Dino’s Health & Fitness Centers foi o primeiro ginásio a apostar na modalidade. Neste caso, “as aulas e a formação do professor são designadas de CrossTraining, sendo também o nome do espaço CrossBox Alcobaça”, explica Dino Pedras, administrador dos ginásios Dino’s.
Alexandre Aguiar, um dos crosstrainers da CrossBox do ginásio Dino’s, explica que o treino é personalizado, permitindo corrigir as más posturas, sendo adaptável até para quem sofre de alguma patologia. “Durante os treinos somos nós contra nós próprios”, sublinha o alcobacense.
Carolina Ferreira, que não praticava desporto há quatro anos, começou a treinar há três meses, notando já uma evolução significativa “principalmente na capacidade cardiorrespiratória”.
A valadense considera ser apenas “uma questão de hábito” fazer treinos de alta intensidade.
Na crossbox “residem” os “kettlebells”, a “rack”, as barras olímpicas e as bolas medicinais… à mão de quem quiser adotar um estilo de vida mais saudável, de forma intensa.