Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Sorriso Amigo abraça causas há 15 anos

Data:

Partilhar artigo:

É através da venda de  rifas, canetas e caminhadas solidárias que são roubados sorrisos a todos os participantes e são doados bens materiais e valores monetários a quem mais precisa.

Este não é um sorriso qualquer. É através da venda de rifas, canetas e caminhadas solidárias que são roubados sorrisos a todos os participantes e são doados bens materiais e valores monetários a quem mais precisa, seja pelas contas da saúde, educação ou, até, a prestação renda da casa, que tem sido difícil de sustentar.

São já 15 anos que se comcemoram desde que nasceu o Sorriso Amigo, pelas mãos de uma turma do ano 2000, no Externato Cooperativo da Benedita (ECB).
A responsável, Ana Paula Barosa, conta que “apesar de todas as dificuldades para gerir tantos pedidos de ajuda” é um trabalho que se tem tornado “extremamente gratificante para todos os que se envolvem nele”.

Região de Cister - Assine Já!

Os “consideráveis montantes” gastos até agora, têm-se conseguido através de doações e de vendas de plantas e rifas, bem como das esferográficas, que apenas custam um euro, e tanto têm contribuido para reescrever a estória de quem precisa.

“As pessoas precisam muito de ajuda e contam com o Sorriso Amigo para auxiliar, tanto na compra de livros para a educação das crianças, como nas despesas de saúde que não são nada baratas, entre elas os óculos que são tão necessários, por exemplo”, acrecenta a responsável pelo projeto. “Seja nas consultas de psicologia ou na angariação de eletrodomésticos, o Sorriso Amigo tornou-se imprescindível”, admite Ana Paula Barosa.

Neste momento, a próxima iniciativa já tem pés para andar, literalmente. Está prevista para o dia 17 de abril uma caminhada de 3 quilómetros, com início pelas 10 horas, em que o valor da inscrição reverte para o Sorriso Amigo.

Na linha da frente desta caminhada solidária está o aluno Luis Silva, de 18 anos, finalista do curso Profissional de Técnico, Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, do ECB. Foi numa aula que, em conversa com a professora Ana Paula Barosa, surguiu a ideia de caminhar pela associação de solidariedade. Luis Silva, que já tem participado noutras atividades do Sorriso Amigo, tomou a iniciativa de pôr os contactos a andar, integrando a ação de solidariedade no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional.

Para comemorar os 15 anos de existência, o Sorriso Amigo vai até ao Centro Cultural Gonçalves Sapinho, no próximo dia 10 de abril, por volta das 18:30 horas, concluindo, assim, a Semana Cultural do ECB.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!