Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Pedro Rilhó apresenta filme em Londres

Data:

Partilhar artigo:

O nome Pedro Rilhó pode não ser conhecido do público alcobacense mas, em Inglaterra, o cineasta acabou de apresentar o filme “Tender”, ou “Terno”, na versão traduzida.

O nome Pedro Rilhó pode não ser conhecido do público alcobacense mas, em Inglaterra, o cineasta acabou de apresentar o filme “Tender”, ou “Terno”, na versão traduzida. Trata-se, de acordo com o próprio, de uma curta-metragem melodramática com oito minutos sobre “um rapaz de 20 e poucos anos que, num fim de semana, visita a mãe”. Durante essa visita, mãe e filho “discutem desventuras e desgostos amorosos” e acontece que a mãe “está viúva há poucos anos” e o filho encontra-se “na fase final de uma relação”.

“Tender” é como que uma continuação temática da minissérie online, “Hope of Deliverance”. “Se esse projeto apresentava uma série de desencontros entre jovens londrinos, confrontando o protagonista com as suas frustrações existenciais e sexuais, este [“Tender”] procura encontrar uma forma de superar mágoas e de sarar feridas, num regresso ao ninho em ambiente rural”, acrescenta.

Região de Cister - Assine já!

O alcobacense estudou na Universidade Moderna e, pouco depois, passou a residir em Londres, onde trabalha como assistente ou coordenador de produção em regime de freelancer, o que lhe permite “conhecer e reunir equipas, elencos e recursos para projetos autofinanciados de caráter mais pessoal”.

O irmão de Pedro Rilhó brinca com a sua filmografia apelidando-o de “Manoel de Oliveira inglês” por utilizar “planos longos de tons contemplativos”. No entanto, o realizador considera que se aproxima mais do trabalho de Woody Allen ou de Mike Leigh por apresentar “histórias agridoces” como é, aliás, a “vida em si”.

Por enquanto, o alcobacense aguarda os resultados de várias candidaturas a festivais de cinema em que se inscreveu e prevê disponibilizar online o filme no final do ano. No verão, Pedro Rilhó espera voltar a filmar um novo guião que já se encontra a “rascunhar” sobre “um retrato mundano focado em desigualdades sociais”.

O cineasta não põe de parte voltar a Portugal mas “depende da oportunidade”. Entretanto, vai trabalhando em Londres onde o mercado está muito mais “desenvolvido” e há mais recursos para a produção cinematográfica

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!