Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

A “obsessão” de Catarina que já escreve livros aos 16 anos

Data:

Partilhar artigo:

Luna Castro é a autora do livro “Sinfonia da Obsessão”, que conta com 469 páginas. Bem… na verdade, a autora chama-se Catarina Lourenço e tem apenas 16 anos.

Luna Castro é a autora do livro “Sinfonia da Obsessão”, que conta com 469 páginas. Bem… na verdade, a autora chama-se Catarina Lourenço e tem apenas 16 anos.

Natural do Vimeiro, a jovem conta que sempre se sentiu confortável entre as letras, fazendo da observação a sua melhor amiga. “Sempre quis escrever sobre a obsessão e a ligação da música a esse estado”, admite. Escreve desde muito nova, mas este é o primeiro livro que lhe sai da gaveta. Lá fechadas continuam as palavras de quando lhe saíam poemas e estrofes que não pensa, para já, dar a conhecer.

Mas nem só de palavras vive Catarina Lourenço. A música também lhe sai pelas mãos. É violinista na Academia de Música de Alcobaça (AMA) desde os 10 anos e frequenta o 11.º do curso de Línguas e Humanidades, no Externato Cooperativo da Benedita (ECB). 

“Humilde, focada e muito discreta”, assim se descreve, Catarina Lourenço é dona de uma timidez que contrasta com a segurança das palavras de Luna Castro. E porquê este pseudónimo? “Luna [lua], porque a noite sempre foi a minha parte preferida do dia, e Castro por estar intimamente relacionada com a estória de D. Inês”, esclarece a jovem.

Este livro foi iniciado há dois anos, tendo coincidido com a entrada para a orquestra de cordas, na AMA, e daí lhe ter saído a inspiração para juntar a sinfonia à obsessão, nesta narrativa que conta o romance entre uma violinista e um colega de orquestra violoncelista.

Foi na Semana Cultural do ECB que a aluna deu a conhecer ao público a sua primeira obra. Em todo o processo, a professora de Português, Paula Ferreira, foi a quem a aluna recorreu para executar qualquer revisão necessária. “Quem sente a arte sabe que a escritora só podia ser violinista”, remata a professora. Paula Ferreira considera ainda que este “é um livro recheado de arte e emoções”.

A partir de agora é consumir a “Sinfonia da Obsessão” em doses regulares, e perder-se na música das palavras, seja de dia ou de noite, algures por entre a lua.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!