Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

75.º aniversário do Bairro dos Pescadores festejado este ano

Data:

Partilhar artigo:

Célia Quico não mora na Nazaré há muitos anos, apesar de ter as raízes na praia. Há pouco mais de dois meses, esbarrou na data em que o Bairro dos Pescadores foi construído, em 1941, e fez as contas. “São 75 anos de vida que merecem ser contados”, afirma.

Célia Quico não mora na Nazaré há muitos anos, apesar de ter as raízes na praia. Há pouco mais de dois meses, esbarrou na data em que o Bairro dos Pescadores foi construído, em 1941, e fez as contas. “São 75 anos de vida que merecem ser contados”, afirma.

Depois de feitos alguns contactos, sabia-se que várias entidades tinham também interesse em assinalar a data. Desta forma surgiu a sinergia que permitiu executar a ideia, resultando numa exposição e colóquio, que assinalam esta efeméride, fruto do apoio do Museu Dr. Joaquim Manso, Mútua dos Pescadores, Câmara da Nazaré, Biblioteca da Nazaré e a Universidade Sénior da vila, para além de diversos moradores deste bairro tipicamente nazareno.

Região de Cister - Assine Já!

Na sala destinada à exposição, cedida pela Universidade Sénior da Nazaré, encontram-se artigos de jornal, fotografias e objetos que contam os 75 anos do Bairro e Casa dos Pescadores, cedidos pelas entidades que apoiaram o projeto. Quem visita esta exposição é convidado a “olhar o passado e pensar no futuro do Bairro dos Pescadores”, reforça Célia Quico.

Dóris Santos, representante do museu Dr. Joaquim Manso, sublinhou que esta exposição “dedicada aos moradores” e aberta à comunidade surgiu “como uma resposta a um desafio informal de Célia Quico”, enquanto João Delgado, representante da Mútua dos Pescadores, considerou que, com o assinalar da data, faz-se “justiça à memória dos pescadores e da classe piscatória no geral”, tendo sido este “o primeiro projeto em conjunto”, pois continuarão a festejar a data ao longo do ano.

Para já, há um colóquio marcado para o próximo sábado, na antiga escola primária, com a participação de Álvaro Garrido, José Maria Trindade e Manuel António Sequeira, no qual será debatida a história deste bairro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!