Quinta-feira, Abril 18, 2024
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Chita desfilou e encantou na Feira Internacional de Artesanato

Data:

Partilhar artigo:

Vinte modelos desfilaram com os tradicionais trajes de Chita de Alcobaça na Feira Internacional de Artesanato (FIA), na Feira Internacional de Lisboa, que decorreu entre os dias 25 de junho e 3 de julho, no Parque das Nações.

Vinte modelos desfilaram com os tradicionais trajes de Chita de Alcobaça na Feira Internacional de Artesanato (FIA), na Feira Internacional de Lisboa, que decorreu entre os dias 25 de junho e 3 de julho, no Parque das Nações.

O convite foi feito à Associação de Artesanato e Ofícios Tradicionais de Alcobaça (AAOTA), que levou modelos candidatas de todas as freguesias por onde a chita desfilou anteriormente já este ano.A presidente da associação, Lia Sena, considerou que o evento “correu muitíssimo bem, tendo-se registado muita aceitação por parte do público”. Além das vestimentas, a AAOTA levou ainda outras peças de artesanato, em que a chita as decorava, de modo a complementar a mostra do produto alcobacense.

Região de Cister - Assine já!

“A organização parabenizou a nossa presença e já fez o convite para o próximo ano”, adiantou Lia Sena. Apesar disso, a presidente da associação deixou um repto. “Quanto ao público alcobacense, gostava que dessem mais valor ao trabalho levado a cabo pela associação”, acrescentando que “seria ótimo que houvesse uma participação mais ativa”.

A associação de artesãos de Alcobaça apontava a mira a dois destinos internacionais, mas terá de refazer planos. Marrocos e Alemanha seriam dois destinos onde a chita poderia desfilar “caso existissem apoios financeiros suficientes, coisa que não há”.

Para já, há um convite para a chita desfilar em Viana do Castelo, “onde provavelmente” a associação conseguirá deslocar-se.

Na FIA pôde degustar-se gastronomia típica, de norte a sul do País, e contactar com artesanato nacional e internacional. Durante nove dias a feira esteve pela capital, promovendo o bom aproveitamento de recursos naturais, e onde se reuniram diversos agentes económicos associados à criatividade, inovação e talento. As tradições alcobacenses ajudaram, assim, a encantar a capital.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!