Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Chita desfilou e encantou na Feira Internacional de Artesanato

Data:

Partilhar artigo:

Vinte modelos desfilaram com os tradicionais trajes de Chita de Alcobaça na Feira Internacional de Artesanato (FIA), na Feira Internacional de Lisboa, que decorreu entre os dias 25 de junho e 3 de julho, no Parque das Nações.

Vinte modelos desfilaram com os tradicionais trajes de Chita de Alcobaça na Feira Internacional de Artesanato (FIA), na Feira Internacional de Lisboa, que decorreu entre os dias 25 de junho e 3 de julho, no Parque das Nações.

O convite foi feito à Associação de Artesanato e Ofícios Tradicionais de Alcobaça (AAOTA), que levou modelos candidatas de todas as freguesias por onde a chita desfilou anteriormente já este ano.A presidente da associação, Lia Sena, considerou que o evento “correu muitíssimo bem, tendo-se registado muita aceitação por parte do público”. Além das vestimentas, a AAOTA levou ainda outras peças de artesanato, em que a chita as decorava, de modo a complementar a mostra do produto alcobacense.

Região de Cister - Assine Já!

“A organização parabenizou a nossa presença e já fez o convite para o próximo ano”, adiantou Lia Sena. Apesar disso, a presidente da associação deixou um repto. “Quanto ao público alcobacense, gostava que dessem mais valor ao trabalho levado a cabo pela associação”, acrescentando que “seria ótimo que houvesse uma participação mais ativa”.

A associação de artesãos de Alcobaça apontava a mira a dois destinos internacionais, mas terá de refazer planos. Marrocos e Alemanha seriam dois destinos onde a chita poderia desfilar “caso existissem apoios financeiros suficientes, coisa que não há”.

Para já, há um convite para a chita desfilar em Viana do Castelo, “onde provavelmente” a associação conseguirá deslocar-se.

Na FIA pôde degustar-se gastronomia típica, de norte a sul do País, e contactar com artesanato nacional e internacional. Durante nove dias a feira esteve pela capital, promovendo o bom aproveitamento de recursos naturais, e onde se reuniram diversos agentes económicos associados à criatividade, inovação e talento. As tradições alcobacenses ajudaram, assim, a encantar a capital.

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!