Domingo, Novembro 24, 2024
Domingo, Novembro 24, 2024

Padre beneditense reza “Último Terço” na SportTV+

Data:

Partilhar artigo:

O padre beneditense Paulo Franco passou a “rezar” às sextas-feiras, desde o passado mês, “O Último Terço” na Sport TV+. A rubrica integrada no novo canal de informação, em sinal aberto em todos os operadores, juntou três padres adeptos fanáticos pelos três grandes do futebol nacional. 

O padre beneditense Paulo Franco passou a “rezar” às sextas-feiras, desde o passado mês, “O Último Terço” na Sport TV+. A rubrica integrada no novo canal de informação, em sinal aberto em todos os operadores, juntou três padres adeptos fanáticos pelos três grandes do futebol nacional. Paulo Franco torce pelo Sport Lisboa e Benfica. 

Pároco no Parque das Nações, foi convidado pelo diretor de conteúdos da SportTV a integrar o projeto e a escolher os colegas para o programa. “Gosto de futebol, sou apaixonado pelo Benfica. E apesar de não ser a minha missão, nem a prioridade da minha vida, é uma área que gosto de acompanhar”, frisou o padre Paulo Franco ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine Já!

“Vi nesta oportunidade um meio para falar deste tema de uma forma positiva, até porque não me identifico com os comentadores e com a forma como o futebol é analisado e tratado hoje em dia”, explica o padre. “A grande maioria das pessoas acompanha o desporto e o futebol “vende” no nosso contexto social e cultural”, acrescenta.

Por outro lado, o pároco viu n’”O Último terço” uma forma de transmitir o Evangelho. “Não deixo de ser padre porque estou num programa de televisão, tanto sou padre a celebrar missas, como a comentar futebol”, frisa o prelado de 44 anos.

Ainda que o seu pai seja sportinguista, o beneditense aponta-o como o culpado de ser apaixonado pelo Sport Lisboa e Benfica. “Ele esteve na Guerra do Ultramar, entre 1961 e 1963, anos em que o Benfica foi bi-campeão europeu, e trouxe de Angola umas revistas, entre as quais uma francesa dedicada à vitória do Benfica frente ao Real Madrid em que ganhou 5-3. Guardada no baú no sótão, com todo aquele mistério que uma criança tem aos 3 anos, foi essa revista que me levou a ser do Benfica”, recordou. 

Desde então, tornou-se sócio do clube, desloca-se ao Estádio da Luz, ainda que “com menor frequência do que aquela que gostaria“, e acompanha as águias na medida em que o trabalho lhe permite.   

Natural da Ribafria, freguesia da Benedita, o sacerdote fez o ensino secundário no Externato Cooperativo na Benedita e aos 17 anos foi estudar para a Universidade Católica, em Lisboa. Atualmente vem às segundas-feiras almoçar a casa dos pais.

Ordenado em 1997, já foi pároco de Milharado, em Vila Franca do Rosário e em Gradil (1997-2005), no concelho de Mafra, sendo desde 2005 pároco do Parque das Nações, em Lisboa, onde reside. Além do padre Paulo Franco, o programa conta ainda com o padre Nuno Coelho (Sporting) e Carlos Gonçalves (FCP), com moderação do jornalista Nélson Pereira. Uma rubrica abençoada, portanto.    

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!