Segunda-feira, Maio 27, 2024
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Pataias estuda geminação com município francês

Data:

Partilhar artigo:

A União de Freguesias de Pataias e Martingança está a estudar um acordo de geminação com o município de La Queue-en-Brie, em França.

Jean Paul Faure-Soulet, presidente da Mairie (equivalente a Câmara Municipal) de La Queue-en-Brie, na zona de L’Ile de France, visitou a União das Freguesias de Pataias e Martingança, no início do mês, com o objetivo de dar início ao processo de geminação da vila que representa com Pataias.

A comitiva integrava ainda Alain Comparot, adjunto do presidente, Marie Claude Gay, adjunta do presidente para a cultura, vida associativa e festas, Ana Marie de Almeida, adjunta do presidente para os recursos humanos e administração geral, e Laurent Paillas, diretor geral dos serviços. 

Região de Cister - Assine Já!

Depois da troca de presentes e conversações decorridas na sede da Junta de Pataias, os autarcas visitaram várias localidades da UFPM, instituições sociais e religiosas e a costa da freguesia. “Gostámos muito de conhecer a freguesia. É muito acolhedora. Penso que esta geminação vai ser muito bem sucedida”, confirmou Jean Paul Faure-Soulet, no final da visita.

Para o presidente da UFPM, a geminação “tem pernas para andar das duas partes” uma vez que permite “intercâmbios sociais, culturais e desportivos para os mais jovens e menos jovens”. 

O acordo está a ser estudado “há um ano” quando Valter Ribeiro visitou aquela região que, segundo o autarca, tem bastantes emigrantes do concelho e das freguesias de Pataias e Martingança. Para dar sequência ao projeto, a carta convite do município francês vai ser apresentada e votada em assembleia de freguesia ainda este mês e Valter Ribeiro espera que durante o mês de novembro o acordo de geminação possa ser oficialmente celebrado.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobaça tem quatro farmácias que apoiam famílias em situação de carência

Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que...

Tradições ribeirinhas recriadas para dar mais vida à Cela Velha

A vida na Cela Velha não é propriamente um corrupio, mas, uma vez por ano, e há 36...

Praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Salgado mantêm selo Zero Poluição

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero...

Mercearia das Paredes muda de mãos e abre todo o ano

Mesmo em frente ao mar, em Paredes da Vitória, reabriu, no início deste mês, a Mercearia das Paredes,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!