Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Alcobaça e Nazaré integram Rede de Turismo Acessível e Inclusivo

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça e Nazaré são dois dos oito municípios do litoral Oeste que fazem parte da Rede de Turismo Acessível e Inclusivo, projeto designado por “Brendait”,  cujo objetivo passa por promover uma oferta turística voltada para os requisitos específicos de clientes com necessidades especiais com respostas adequadas às suas necessidades.

Alcobaça e Nazaré são dois dos oito municípios do litoral Oeste que fazem parte da Rede de Turismo Acessível e Inclusivo, projeto designado por “Brendait: Building a Regional Network for the Development of Accessible and Inclusive Tourism”.

A iniciativa tem como objetivo promover uma oferta turística voltada para os requisitos específicos de clientes com necessidades especiais motoras, visuais, auditivas ou intelectuais, com resposta adequada às suas necessidades.

Região de Cister - Assine Já!

Na terça-feira, a Biblioteca Municipal da Nazaré recebeu um balanço do projeto, já em execução há exatamente um ano, com a participação dos representantes do consórcio.
Transformar este território num destino acessível e inclusivo, criando, posteriormente, um manual para facilitar a replicação da experiência noutras zonas do País é um dos principais objetivos do projeto.

Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, sublinhou ao REGIÃO DE CISTER que a mais-valia dos concelhos de Alcobaça e Nazaré passa por serem “um destino acessível para todos, resultando numa oportunidade de negócio para um horizonte de clientes nacionais e internacionais, muito para além daquele que é o consumidor comum de turismo”.

O dirigente considera que a região beneficiará “muito” se inscrever “nas suas prioridades e no seu plano de ação o turismo inclusivo como uma forma de procurar novos mercados que, provavelmente, podem ajudar a combater a típica sazonalidade”.

O presidente da Turismo do Centro frisou ainda as “condições naturais” que permitiriam construir uma oferta turística integrada e inclusiva, assim que sejam reconhecidas as necessidades e adaptadas as infraestruturas para tornarem a acessibilidade plena a todos os utentes, reforçando a coesão e a competitividade territorial”.

Por sua vez, o presidente da Câmara da Nazaré afirmou que “há muito trabalho apresentado na vila” nestes domínios. Walter Chicharro deu “como exemplo a acessibilidade à praia ou a elevação as passadeiras da marginal”.

Foi no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala na próxima terça-feira, que se reuniu o consórcio que dinamiza o projeto, constituído pela Turismo do Centro de Portugal, a consultora PERFIL, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Associação de Hotelaria de Portugal e a European Network for Accessible Tourism.

O Brendait – Building a Regional Network for the Development of Accessible and Inclusive Tourism tem a duração de 18 meses, estando previsto o seu término em março do próximo ano, contando, até à data, com 59 entidades parceiras. Dessas entidades, 17 são do setor público, 38 pertencem ao setor privado e 4 são do setor social. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!