Sábado, Dezembro 27, 2025
Sábado, Dezembro 27, 2025

Externato da Benedita estuda criação de Centro de Ciência Viva

Data:

Partilhar artigo:

O Externato Cooperativo da Benedita está a estudar a criação do primeiro Centro Ciência Viva do distrito de Leiria, a ser instalado na cave do Centro Cultural Gonçalves Sapinho.

O Externato Cooperativo da Benedita está a estudar a criação do primeiro Centro Ciência Viva do distrito de Leiria, a ser instalado na cave do Centro Cultural Gonçalves Sapinho (CCGS) para receber exposições temporárias da rede nacional.

A garantia é dada pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Nossa Senhora da Encarnação (INSE), que apresentou a proposta à organização do Pavilhão do Conhecimento. A ideia surgiu “devido ao facto de o espaço estar muito bem localizado, sem estar a ser utilizado devidamente, tendo em conta que há condições ótimas para receber exposições e espetáculos”, sustenta Nuno Sardinha ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine Já!

De momento o projeto ainda se encontra numa fase preliminar, avaliando-se os espaços e recursos disponíveis, esperando criar um “espaço de referência para o distrito e, até, para a região centro”, sublinha.

A correta rentabilização do espaço e a esperada centralidade “podem vir a atrair milhares de visitantes, fazendo do CCGS uma referência no âmbito da ciência, tal como já e do teatro”, afirmou.

Apesar da qualidade estrutural, o CCGS “não apresenta as condições necessárias para receber exposições permanentes, devido à falta de um piso técnico (estrutura amovível)”, admite Nuno Sardinha. Por isso, a cave do CCGS abre portas às exposições temporárias do Centro de Ciência Viva, cujo polo mais próximo está localizado no concelho de Alcanena, em Santarém.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!