Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Externato da Benedita estuda criação de Centro de Ciência Viva

Data:

Partilhar artigo:

O Externato Cooperativo da Benedita está a estudar a criação do primeiro Centro Ciência Viva do distrito de Leiria, a ser instalado na cave do Centro Cultural Gonçalves Sapinho.

O Externato Cooperativo da Benedita está a estudar a criação do primeiro Centro Ciência Viva do distrito de Leiria, a ser instalado na cave do Centro Cultural Gonçalves Sapinho (CCGS) para receber exposições temporárias da rede nacional.

A garantia é dada pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto Nossa Senhora da Encarnação (INSE), que apresentou a proposta à organização do Pavilhão do Conhecimento. A ideia surgiu “devido ao facto de o espaço estar muito bem localizado, sem estar a ser utilizado devidamente, tendo em conta que há condições ótimas para receber exposições e espetáculos”, sustenta Nuno Sardinha ao REGIÃO DE CISTER.

De momento o projeto ainda se encontra numa fase preliminar, avaliando-se os espaços e recursos disponíveis, esperando criar um “espaço de referência para o distrito e, até, para a região centro”, sublinha.

A correta rentabilização do espaço e a esperada centralidade “podem vir a atrair milhares de visitantes, fazendo do CCGS uma referência no âmbito da ciência, tal como já e do teatro”, afirmou.

Apesar da qualidade estrutural, o CCGS “não apresenta as condições necessárias para receber exposições permanentes, devido à falta de um piso técnico (estrutura amovível)”, admite Nuno Sardinha. Por isso, a cave do CCGS abre portas às exposições temporárias do Centro de Ciência Viva, cujo polo mais próximo está localizado no concelho de Alcanena, em Santarém.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!