Uma fotografia que o fotógrafo Eduardo Barrento captou no interior da igreja do Mosteiro de Alcobaça, durante o espetáculo de videomapping “Universalis”, está em destaque na edição do mês de fevereiro da revista National Geographic Portugal.
Uma fotografia que o fotógrafo Eduardo Barrento captou no interior da igreja do Mosteiro de Alcobaça, durante o espetáculo de videomapping “Universalis”, está em destaque na edição do mês de fevereiro da revista National Geographic Portugal.
“Caleidoscópio de Alcobaça” foi o título atribuído por aquela publicação mensal. “O Mosteiro de Alcobaça foi idealizado como um templo religioso fiel aos preceitos da Ordem de Cister, austero, monumental, grandioso e despido de qualquer decoração ou figuração. Nenhum local oferece essa sensação de forma mais completa do que a nave central, quase desprovida de luz”, lê-se. “No final do ano passado, uma instalação do Atelier O Cubo proporcionou a sensação inversa: através de uma pormenorizada operação de video mapping, a nave foi preenchida com luz e cor, permitindo aos visitantes uma rara e abrangente perspetiva do monumento cisterciense”.
O espetáculo de luzes aconteceu na última edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, em novembro passado, e foi eternizado nesta imagem assinada pelo fotógrafo, natural de Ourém, radicado em Alcobaça há vários anos.