Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

Memorial do “Senhor do Adeus” feito por José Aurélio

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense José Aurélio foi o autor do memorial que a Câmara de Lisboa colocou na Praça Duque de Saldanha para homenagear João Manuel Serra, o conhecido “Senhor do Adeus”.

O alcobacense José Aurélio foi o autor do memorial que a Câmara de Lisboa colocou na Praça Duque de Saldanha para homenagear João Manuel Serra, mais conhecido como o “Senhor do Adeus”, que faleceu em 2010.

“Esta pedra, colocada no piso, convida todos os lisboetas a fazer o que o João fez durante tantos anos: cumprimentar quem por ali passa”, defendeu Filipe Melo, amigo do “Senhor do Adeus”.

Região de Cister - Assine Já!

A peça, de forma circular, com um metro de diâmetro e 10 centímetros de espessura foi feita com pedra Ataíja Rija, oriunda da Serra dos Candeeiros.

A inauguração simbólica do monumento que assinala o local onde João Manuel Serra se imortalizou como “Senhor do Adeus” aconteceu durante as comemorações para assinalar a conclusão das obras na Praça Duque de Saldanha.

João Manuel Serra, falecido em 2010, ficou conhecido no eixo central da capital por acenar a todos os condutores que por ali passavam. O trabalho de José Aurélio foi colocado precisamente no local onde o “Senhor do Adeus” esteve durante anos a fio até à sua morte. 

As pessoas mais próximos de João Manuel Serra admitem que o seu comportamento peculiar devia-se a uma “tentativa de combater a sua própria solidão”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!