Sábado, Setembro 24, 2022
Sábado, Setembro 24, 2022

António Rosa foi homenageado pela ADEPA

Data:

Partilhar artigo:

 António Rosa foi homenageado pela Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (ADEPA), pela sua dedicação, trabalho e amizade.

Para homenagear a dedicação, o trabalho e a amizade de António Rosa, a Associação de Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça (ADEPA), com o apoio da família e amigos, surpreendeu “o homem que se dedicou à cultura, à cidade e aos associados sempre com o maior empenho e carinho”, num almoço, que reuniu 165 pessoas.

O tesoureiro, de 90 anos, que organizou 162 visitas culturais a Portugal e Espanha em 23 anos, ainda não conseguiu largar a instituição.

As palavras de Leonel Rosa, presidente da associação, descrevem “o dia emotivo e de agradecimento a este grande homem que dedicou mais de 20 anos ao serviço da ADEPA, promovendo a cultura, o conhecimento e amizade”.

“Não sei dizer o que disse, o que me disseram, nem o que dizer“, aponta o “senhor Rosa”, como é carinhosamente tratado na cidade. Na quinta-feira antes do encontro, o tesoureiro da ADEPA tinha sido avisado que estava a ser preparada uma surpresa. Sem direito a qualquer pergunta, ao meio-dia, conforme combinado, saiu de casa, a escassos metros do Mosteiro, para finalmente saber o que lhe tinham preparado.

“Foi muita emoção, só me lembro do momento do agradecimento. Disse que era um homem feliz, que tinha muitos amigos e essa era a única fortuna que deixava aos meus netos”, recorda, emocionado. A ideia partiu de um grupo de associados da ADEPA, apoiados pela Direção da associação e pela família. “Foi um dia cheio de emoção e de agradecimento pelo trabalho desenvolvido pelo António Rosa”, resume Leonel Rosa. O momento também ficou marcado pela projeção de um vídeo de homenagem e agradecimento a António Rosa e ainda pela atuação de Luís Peças, João Paulo Peças e Emanuel Moura.

“Eles não me largam”, diz o senhor Adepa, que guarda religiosamente a lista de todas as visitas que organizou desde 1994. A primeira, com destino às aldeias do Parque Nacional do Alvão, Vila Real e Amarante, aconteceu a 1 e 2 de outubro desse ano. A próxima visita está agendada para 28 de maio e em junho, a propósito dos 40 anos da ADEPA.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contrataçãode oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Atletismo: Nazareno Victor Zabumba eleito treinador do ano

Victor Zabumba foi eleito o treinador do Ano 2022, na disciplina de velocidade e barreiras, pela Associação De...

Corpo deu à costa na Praia de Vale Furado

O corpo de um homem, já cadáver, deu à costa na manhã desta quinta-feira, na Praia de Vale...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!