Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022

Ruínas romanas descobertas nas obras do Parque Verde

Data:

Partilhar artigo:

Foram descobertas ruínas, que se acredita serem do período romano, nas obras de construção do Parque Verde de Alcobaça.

Foram descobertas ruínas, que se acredita serem do período romano, nas obras de construção do Parque Verde de Alcobaça. Alguns peritos consideram que se trata, possivelmente, da mais antiga presença de ocupação na região.

Ao que o REGIÃO DE CISTER apurou, as obras permitiram encontrar um mausoléu romano, com influências tardias desse período e com características “visigóticas e islâmicas”. As ruínas estendem-se ao longo de “cerca de 20 metros quadrados” e constituem uma descoberta “de grande nível histórico, que permite perceber melhor a história de Alcobaça”, defende um arqueólogo contactado pelo REGIÃO DE CISTER que prefere não ser identificado. “Não há quase nenhuns mausoléus romanos em bom estado de conservação”, pelo que esta descoberta “é muito importante”, defende o especialista.

Região de Cister - Assine já!

O presidente da Câmara de Alcobaça garante que a obra do Parque Verde “não será influenciada” pelas descobertas arqueológicas. “Foi preciso apenas deslocar um passadiço para não interferir com as ruínas”, esclareceu Paulo Inácio.

Além disso, “estão a ser tomados todos os procedimentos normais para estas situações”. “As ruínas serão cobertas para garantir a sua preservação e, depois de concluído o Parque Verde, dar-se-á início ao estudo científico das descobertas”, revelou o autarca. Depois do estudo, o espaço “pode mesmo a sair beneficiado” pela inclusão de um monumento “com valor histórico”, conclui.

O Parque Verde de Alcobaça tem um orçamento de 2,8 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões são financiamentos pelo programa comunitário Portugal 2020. 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!