Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

Tertúlia referenciado em livro de Cafés Portugueses históricos

Data:

Partilhar artigo:

O Tertúlia, em Alcobaça, é um dos 39 cafés históricos do País referenciado no livro “Cafés Portugueses – Tertúlias e Tradição”, da autoria do jornalista Samuel Alemão e editado pelo Clube do Colecionador dos CTT.

O Tertúlia, em Alcobaça, é um dos 39 cafés históricos do País referenciado no livro “Cafés Portugueses – Tertúlias e Tradição”, da autoria do jornalista Samuel Alemão e editado pelo Clube do Colecionador dos CTT.

A obra, com mais de duas centenas de páginas a cores, “reúne os mais emblemáticos cafés e pastelarias portugueses, numa junção de conceitos que dizem muito sobre as enormes alterações ocorridas no comércio e nas mentalidades”, descrevem os CTT. Com uma tiragem limitada a 4000 exemplares numerados, a edição bilingue segue a linha editorial das anteriores edições dos CTT e inclui os onze selos e os dois blocos das duas emissões filatélicas, de 2016 e 2017, desta temática, pelo valor total de 8,22 euros.

Região de Cister - Assine já!

O café histórico de Alcobaça, que encerrou no final do ano passado, é apresentado como “um lugar tranquilo, afastado dos grandes arroubos intelectuais e ideológicos da década de 70”. “Mas o que mais poderá surpreender quem o visitar é a constatação de que este é um espaço evocativo da poetisa Virgínia Vitorino (1895-1967)”, relata o autor, recordando a história no estabelecimento gerido nas últimas seis décadas por Maria do Céu Sampaio, juntamente com o marido Luís Pereira de Sampaio até à sua morte, em 2013.

“É uma honra e um reconhecimento notável vermos o nosso Tertúlia ao lado de casas emblemáticas como a Brasileira, a Versalhes, o Magestic ou a Confeitaria Nacional quando, aqui mais perto, vemos apenas a Machado e o Central em Caldas e o Santa Cruz em Coimbra. É uma honra vermos o nosso Tertúlia ser um dos apenas 39 cafés históricos do País”, enalteceu Jorge Pereira de Sampaio, filho do casal que geriu o estabelecimento comercial mais antigo da cidade.

Os Correios de Portugal, que em 2016 emitiram a primeira edição da série “Cafés Históricos”, completaram agora esta temática com o lançamento do conjunto de cinco selos e um bloco ilustrados com cafés e pastelarias históricos do País. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!