O Tertúlia, em Alcobaça, é um dos 39 cafés históricos do País referenciado no livro “Cafés Portugueses – Tertúlias e Tradição”, da autoria do jornalista Samuel Alemão e editado pelo Clube do Colecionador dos CTT.
O Tertúlia, em Alcobaça, é um dos 39 cafés históricos do País referenciado no livro “Cafés Portugueses – Tertúlias e Tradição”, da autoria do jornalista Samuel Alemão e editado pelo Clube do Colecionador dos CTT.
A obra, com mais de duas centenas de páginas a cores, “reúne os mais emblemáticos cafés e pastelarias portugueses, numa junção de conceitos que dizem muito sobre as enormes alterações ocorridas no comércio e nas mentalidades”, descrevem os CTT. Com uma tiragem limitada a 4000 exemplares numerados, a edição bilingue segue a linha editorial das anteriores edições dos CTT e inclui os onze selos e os dois blocos das duas emissões filatélicas, de 2016 e 2017, desta temática, pelo valor total de 8,22 euros.
O café histórico de Alcobaça, que encerrou no final do ano passado, é apresentado como “um lugar tranquilo, afastado dos grandes arroubos intelectuais e ideológicos da década de 70”. “Mas o que mais poderá surpreender quem o visitar é a constatação de que este é um espaço evocativo da poetisa Virgínia Vitorino (1895-1967)”, relata o autor, recordando a história no estabelecimento gerido nas últimas seis décadas por Maria do Céu Sampaio, juntamente com o marido Luís Pereira de Sampaio até à sua morte, em 2013.
“É uma honra e um reconhecimento notável vermos o nosso Tertúlia ao lado de casas emblemáticas como a Brasileira, a Versalhes, o Magestic ou a Confeitaria Nacional quando, aqui mais perto, vemos apenas a Machado e o Central em Caldas e o Santa Cruz em Coimbra. É uma honra vermos o nosso Tertúlia ser um dos apenas 39 cafés históricos do País”, enalteceu Jorge Pereira de Sampaio, filho do casal que geriu o estabelecimento comercial mais antigo da cidade.
Os Correios de Portugal, que em 2016 emitiram a primeira edição da série “Cafés Históricos”, completaram agora esta temática com o lançamento do conjunto de cinco selos e um bloco ilustrados com cafés e pastelarias históricos do País.