Quarta-feira, Dezembro 17, 2025
Quarta-feira, Dezembro 17, 2025

Largo da Martingança ganha memorial a antigos combatentes

Data:

Partilhar artigo:

O Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes inaugurou, este domingo, uma estátua em homenagem aos antigos combatentes no Largo da Martingança.

O Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes inaugurou, este domingo, uma estátua em homenagem aos antigos combatentes no Largo da Martingança. Segundo Joaquim Romão, presidente da Direção do núcleo, trata-se de um “monumento histórico e simbólico no concelho e até no País”. 

A escultura da autoria do maiorguense Thierry Ferreira vem trazer uma “novidade” no que toca aos monumentos em honra dos antigos combatentes. Em vez da habitual pose de combate, o memorial do combatente traz “ao peito uma pomba da paz e deixa a espingarda, à sua direita, atrás”, explica Joaquim Romão. “Estamos, portanto, perante um combatente que passa a imagem de paz, fraternidade e amizade”, conclui.

Região de Cister - Assine Já!

A ideia de prestar uma homenagem aos antigos combatentes em Martingança é antiga. Já em 1993, quando o general Altino Magalhães passou por aquela localidade, se tinha colocado a primeira pedra. No entanto, o desígnio não chegou a sair do papel e o subsídio de “400 contos” dado pelo militar ficou “na gaveta”. 

O dinheiro foi, agora, aplicado pela União de Freguesias de Pataias e Martingança que, de acordo com o Joaquim Romão, assegurou a “maior parte dos custos do memorial de homenagem ao antigo combatente”.

Prestes a comemorar 17 anos à frente do Núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes, Joaquim Romão destaca o apoio prestado a antigos combatentes, através de “subsídios e alimentação” e, mais recentemente, com a vinda de um médico ao núcleo duas vezes por semana. Além disso, o núcleo tem dez talhões em vários cemitérios onde estão sepultados antigos combatentes. 

AD Footer

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!