Quinta-feira, Novembro 28, 2024
Quinta-feira, Novembro 28, 2024

Mostra de Doces Conventuais traz de volta o Pão de Ló de Coz

Data:

Partilhar artigo:

O Pão de Ló do Mosteiro de Coz é uma das principais novidades da 19.ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorre no Mosteiro de Alcobaça entre 23 e 26 de novembro.

O Pão de Ló do Mosteiro de Coz é uma das principais novidades da 19.ª edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorre no Mosteiro de Alcobaça entre 23 e 26 de novembro.

A recriação da receita tradicional foi anunciada, esta segunda-feira, durante a apresentação do certame que se espera que traga “entre 30 a 50 mil visitantes” à cidade.

Região de Cister - Assine já!

A reinvenção do Pão de Ló do Mosteiro de Coz, que surgiu após “uma parceria entre a Casa do Pão de Ló de Alfeizerão e o projeto Coz’Art”, revelou o presidente da Câmara de Alcobaça, será apresentada no primeiro dia de mostra. A partir daí, a nova iguaria conventual do concelho vai ser comercializada no Centro de Bem Estar Social de Coz, na antiga Adega das Monjas e na Casa de Pão de Ló de Alfeizerão.

Outra das novidades da edição deste ano da mostra é a possibilidade de o Rossio receber uma pista de “gelo sintético, ambientalmente sustentável” com cerca de 200 metros quadrados. A pista pode vir a ficar, segundo Paulo Inácio, na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça até 26 de dezembro.

A diretora do Mosteiro de Alcobaça garante que a Direção-Geral do Património Cultural “está totalmente empenhada e disponível para trabalhar com as várias entidades” envolvidas na organização da Mostra de Doces Conventuais. Para Ana Pagará, o certame configura um dos “momentos altos” do monumento no que toca ao número de visitantes.

A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais vai receber cerca de quatro dezenas de expositores, com destaque para o regresso do Mosteiro de Santa Maria de Sobrado, um mosteiro espanhol cisterciense. O júri do concurso, composto pelos chefs Justa Nobre, Telmo Moutinho, Odete Silva e Ricardo Raimundo, pelo jornalista Amílcar Malhó, pelo investigador Nelson Félix e pelo empresário José de Oliveira Redondo, vai distinguir o “Melhor Doce”, a “Melhor Compota” e o “Melhor Licor Conventual”. 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Faleceu padre que dedicou mais de meio século à Paróquia de Aljubarrota

O padre Ramiro Pereira Portela faleceu, no passado sábado, aos 89 anos, na Casa Diocesana do Clero, em...

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!