Sexta-feira, Abril 17, 2026
Sexta-feira, Abril 17, 2026

Alojamento Local dispara na Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os dados do Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL) indicam um acentuado aumento nos últimos anos em Portugal, devido ao dinamismo do turismo. A Nazaré lidera no distrito.

Os dados do Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL) indicam um acentuado aumento nos últimos anos em Portugal, devido ao dinamismo do turismo. 

Em todo o país, estão registadas 72.105 unidades de alojamento temporário, num quadro onde se destaca a Nazaré, que é de todo o distrito, o concelho com mais alojamentos registados, alcançando o total de 780 registos.

Região de Cister - Assine já!

Em relação ao ano passado, deu-se um “boom”, no qual o concelho, em poucos meses, conseguiu triplicar o seu número de registos.

Já em Alcobaça a subida não é tão acentuada, mas ainda assim afigura-se bastante significativa. De 305 passou para 638 registos desde o início do ano. Colocando também a cidade na linha da frente do distrito.

Maio foi o mês do ano em que se atingiu o maior número de novos alojamentos locais, tanto em Alcobaça como na Nazaré. A aproximação do período de verão, no qual os concelhos recebem mais visitantes que procuram alternativas onde permanecer, poderá ter tido alguma influência.

As condições para o alojamento local têm gerado alguma celeuma, nomeadamente ao nível do grau de poder e decisão que as autarquias necessitam, da imposição de quotas e até mesmo acerca da posição dos condomínios, que podem ter liberdade para se manifestar em relação ao aluguer de apartamentos.

No entanto, há que realçar os benefícios das alternativas de alojamento temporário que, indiscutivelmente promovem e dinamizam o turismo, permitindo atrair mais visitantes à região com a capacidade de adotar um papel fulcral na economia e investimento do concelho. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Lixo junto aos contentores: um problema que se agrava

Que o problema do lixo acumulado indevidamente junto aos contentores não é novidade, todos sabem. Mas, nos últimos...

Casa com História: Óptica Ribeiro há 81 anos ao serviço dos alcobacenses

Há lojas que vendem produtos. E há lojas que guardam histórias. A Óptica Ribeiro, na Rua Alexandre Herculano,...

Ampliação do cemitério da Benedita já está em execução e custa mais de 600 mil euros

A Câmara de Alcobaça está a realizar uma intervenção de fundo no cemitério da Benedita, uma obra que...

EN 242: obra de 4 milhões preocupa executivo municipal

Três meses depois da passagem da tempestade Kristin, ainda há muito por resolver. O executivo municipal de Alcobaça...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!