Segunda-feira, Dezembro 15, 2025
Segunda-feira, Dezembro 15, 2025

Andebol: Árbitro Francisco Remígio chega à elite

Data:

Partilhar artigo:

Francisco Remígio fez a estreia como árbitro da 1.ª Divisão de andebol, ao dirigir, com Miguel Mendes, o Fermentões-FC Porto (17-41) da 3.ª jornada, tornando-se, assim, no primeiro árbitro da região a apitar no escalão principal.

 

Francisco Remígio (à direita) fez a estreia como árbitro da 1.ª Divisão de andebol, ao dirigir, com Miguel Mendes, o Fermentões-FC Porto (17-41) da 3.ª jornada, tornando-se, assim, no primeiro árbitro da região a apitar no escalão principal.

O nazareno, que começou no mundo arbitragem “a sério há cinco anos”, explica que esta primeira nomeação para a 1.ª Divisão “é o reflexo de muitos anos de trabalho, de muitas regras e comportamentos analisados“ à qual se junta “o sentimento de dever cumprido“. 

Região de Cister - Assine já!

Árbitro de nível C, Francisco Remígio considera-se “um apaixonado pela modalidade“ e assume que o seu ex-treinador Vítor Santos “Mané” é o “grande responsável” por esta paixão e que só seguiu carreira no mundo da arbitragem também “por incentivo de Eurico Nicolau”, um dos mais reputados juízes nacionais e natural da Marinha Grande, que, de resto, continua a “acompanhar a carreira”. “Dá-me conselhos e falamos muito sobre a arbitragem”, frisa.

Depois de tirar o curso de árbitro (há 16 anos) esteve vários anos sem apitar, até que “um dia estava a trabalhar e o Eurico Nicolau ligou a perguntar se tinha o curso e se queria ir apitar o NazaréCup”. Desde então, começou também no andebol de praia e não mais parou de apitar. Agora o objetivo passa por se ”manter no topo e ser lembrado como alguém que ajudou a modalidade“.

O juiz iniciou-se no andebol ao serviço da AR Planalto, clube pelo qual guarda “um carinho especial”. “Lamento que o clube tenha deixado a modalidade”, refere o também antigo jogador do antigo D. Fuas e do Nazarenos, que integrou várias seleções regionais. De resto, esses “anos de experiência enquanto jogador ajudaram bastante a perceber e interpretar cada lance“, frisa Francisco Remígio, que enquanto treinador, liderou também várias equipas da formação no Planalto e no D. Fuas. Foi também o primeiro português a assumir funções de Delegado Internacional de andebol de praia, estatuto ao qual acedeu com o apoio da Beyond Academy, a cuja responsável, Dina Rolo, agradece na aprendizagem do Inglês.

AD Footer

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!