Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Alcobaça acolhe marionetas pela cidade

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça prepara-se para receber a 21.ª edição do “Marionetas na Cidade”, de 4 a 7 de outubro, organizado pela S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos. Com 26 espetáculos programados, serão 11 as companhias, nacionais e estrangeiras, encarregues de trazer muita animação a diversos espaços da cidade.

 

Alcobaça prepara-se para receber a 21.ª edição do “Marionetas na Cidade”, de 4 a 7 de outubro, organizado pela S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos. Com 26 espetáculos programados, serão 11 as companhias, nacionais e estrangeiras, encarregues de trazer muita animação a diversos espaços da cidade.

Há programação para todos os gostos, que pretende agradar também a diferentes faixas etárias. No decorrer do evento as marionetas “espreitam a qualquer esquina”, com espetáculos na rua, salas e espaços menos convencionais. “Ao longo destes 21 anos o evento afirmou-se como uma montra para as produções nacionais procurando sempre descobrir artistas/projetos emergentes no panorama nacional”, refere o grupo, em comunicado.

Região de Cister - Assine Já!

Esta quinta-feira, o Marionetas na Cidade arranca no Cine-teatro de Alcobaça, num dia especificamente dedicado às escolas. Os alunos poderão assistir à peça “Inês de Castro”, da S.A Marionetas, em duas sessões, a primeira pelas 10:30 horas e a última pelas 14:30 horas.
Já no feriado nacional, poderá ser visto durante a tarde “Teatro Dom Roberto” da S.A Marionetas, e “Auto da Índia”, da Folia Marionetas, ambos na Praça 25 de abril. Pelas 22 horas será “Talvez” da Era uma Vez a levar marionetas ao Museu do Vinho.

A 6 e 7 de outubro há alguns espetáculos que se repetem, e todos eles decorrem no rossio da cidade. É o caso de “Jovan” da companhia grega Bufos Puppet Theatre, em diversos horários. Também “A Cabana de Pépe”, da francesa Cinemarionnettes, subirá a palco variadas vezes, tal como a peça “Roulettes”, da espanhola Marionetas Cia Ele. A companhia inglesa Noisy Oyster apresentará também, por mais que uma vez, “Plain Bob”. E, dos espanhóis Titeres Alakrán, o teatro “Barriga Verde ataca de novo!” terá a missão de arrancar gargalhadas a miúdos e graúdos.

Pelas 11 horas de sábado poderá ser vista a atuação única da peça “Robertos – Castelo dos Fantasmas”, da Marionetas da Feira, de Rui Sousa, que terá lugar no Mercado Municipal. Ainda no mesmo dia, mas pelas 21:30 horas, a companhia Jangada Teatro dará a conhecer “Frankenstein” no Cine-teatro de Alcobaça.

No encerramento do evento, para além das inúmeras atuações que ocorrem todo o fim de semana, há espaço também para a companhia portuguesa Marimbondo com “Clerikuss” durante o período da tarde, na Praça 25 de abril.
De acordo com José Gil, diretor artístico da S.A.Marionetas, este foi um projeto pioneiro desta arte em Portugal, mas esta será a sua última edição neste formato, uma vez que surgiram “demasiados eventos semelhantes um pouco por todo o país, mas também na mesma zona geográfica onde estão inseridos”. Apesar de este facto deixar José Gil de certo modo lisonjeado, o “Marionetas na Cidade” vai deixar de ser o mesmo, e a organização está já a trabalhar para que no próximo ano se “dê um salto em frente” e seja criada uma nova vertente, trazendo “muitas novidades e surpresas, que ainda não podem ser reveladas”.

Para esta edição o objetivo é, mais uma vez, “invadir a cidade de ações dedicadas à arte da Marioneta”, com a “presença nas ruas e nos palcos de praticamente todas as estruturas profissionais deste país e muitas estrangeiras”, refere a organização. Todos os espetáculos são de entrada gratuita.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!