Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Escolhido mote para Carnaval da Nazaré 2019

Data:

Partilhar artigo:

“Menes c’a ninguém” foi o mote escolhido para o Carnaval da Nazaré 2019 entre os grupos participantes na primeira reunião de preparação do evento, que decorreu esta terça-feira, na Biblioteca Municipal da Nazaré.

 

“Menes c’a ninguém” foi o mote escolhido para o Carnaval da Nazaré 2019 entre os grupos participantes na primeira reunião de preparação do evento, que decorreu esta terça-feira, na Biblioteca Municipal da Nazaré.

 A expressão típica nazarena significa “ninguém é mais que ninguém”. Os reis e a marcha geral serão divulgados no primeiro dia do ano novo no baile público que decorrerá na tenda, a norte, junto da Marginal. 

Região de Cister - Assine Já!

O evento, que começa no dia 3 de fevereiro com a Festa de São Brás, manterá a mesma estrutura de anos anteriores com recurso a desfiles, bailes de rua e uma exposição temática relacionada com a época festiva. Seguir-se-ão o baile de rua no Largo da Pederneira (10 de fevereiro); o baile no Sítio (17 de fevereiro, em local a anunciar) e o baile na praia da Nazaré (24 de fevereiro, em local a anunciar). Está, igualmente, previsto um baile para a abertura da exposição alusiva ao tema, no Centro Cultural da Nazaré (incluído no programa de animação da mostra).

Outro dos momentos altos de fevereiro, será o Sábado Magro, que marca a habitual saída dos 5 grupos). A alegria das bandas infernais sentir-se-á por toda a freguesia, durante todo o dia: Tenantas; Sakanagem; Bicicletas; Trotinetas e Alberqueras. Em março, conhecer-se-á a criatividade de todos os grupos, com os carros alegóricos e os fatos a desfilarem pelas ruas.

A festa inicia-se com as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico público (1 de março); seguindo- se o desfile noturno de sábado (2 de março); e os desfiles de domingo (3 de março) e terça-feira (5 de março), encerrando com o Enterro do Santo Entrudo (6 de março, quarta-feira de cinzas). As bandas infernais (Tenantas, Sakanagem, Bicicletas, Trotinetas e Alqueras) farão a habitual marcha pela freguesia no tão esperado Sábado Magro.

O Carnaval da Nazaré decorrerá até março, mês em que conhecer-se-á os carros alegóricos e os fatos dos grupos, e termina a 6 de março com o Enterro do Santo Entrudo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!